Fertilidade do Solo e Fertilizantes

Código

01100023

Créditos ECTS

6

Objetivos

São objetivos de aprendizagem: a compreensão das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e o seu impacto na fertilidade na perspetiva da nutrição vegetal e produtividade; o conhecimento dos fatores ambientais que condicionam o crescimento e as propriedades físicas, químicas e biológicas e que integram o conceito global de fertilidade do solo e da sua sustentabilidade; a identificação e caracterização dos nutrientes essenciais (macro e micronutrientes) e as respetivas dinâmicas nas relações solo-planta e a apreciação das características dos fertilizantes comerciais e dos riscos ambientais associados ao seu uso; avaliar os efeitos do pH e da calagem no crescimento vegetal; entender as deficiências e a sua identificação visual e analítica; saber fazer a amostragem de solos e as recomendações de fertilização numa perspetiva crítica.

Programa

1. O crescimento vegetal: fatores ambientais e genéticos; mecanismos de absorção e de transporte na planta.

2. Os nutrientes essenciais e os seus ciclos e dinâmicas no solo: macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S) e micronutrientes (Fe. Mn, Cu, Zn, B, Mo, Cl).

3. Fertilidade do solo e sua avaliação: conceito de fertilidade e de produtividade; processos de avaliação da fertilidade (análises de terras e de plantas; fundamentos, erros e sua prevenção).

4. Gestão e utilização dos nutrientes: tipologia e classificação de fertilizantes; preservação da qualidade ambiental; métodos e técnicas de aplicação; acidez do solo e uso de corretivos; gestão de estrumes e resíduos orgânicos; exercícios de cálculo de fertilização e calagem.

5. Métodos e técnicas de avaliação: métodos laboratoriais de avaliação da fertilidade do solo p e critérios e metodologias de recomendação das práticas de fertilização.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas decorrem com o apoio de projeções em ppt e apresentação de exemplos e casos de estudo, procurando-se estimular a reflexão e o debate. A avaliação é realizada com base em duas provas escritas e um relatório sobre a prática laboratorial. A disciplina tem uma componente laboratorial de conhecimento e realização de análises de solos: pH, matéria orgânica e macronutrientes extraíveis, com apreciação dos critérios e métodos seguido.

Bibliografia

Fertilização, Fundamentos agroambientais da utilização dos adubos e corretivos, J. Quelhas dos Santos, 2014, Publindústria.

PPT’s temáticos elaborados pelos docentes.

Soil Fertility and Fertilizers, 8th Ed., Havlin, Tisdale, Nelson, and Beaton, 2014. Pearson.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 40 %
  • 2.ª Frequência - 40 %
  • Trabalho laboratorial ou de campo - 20 %