História dos Açores

Código

0103109

Créditos ECTS

6

Objetivos

O programa constitui uma leitura sobre uma realidade em mutação. Porém, obedece a um propósito de sistematização do saber, servido por uma atitude de pesquisa e de reflexão. Assim, adequa-se aos ditames do avanço científico, que demandam o acréscimo e a renovação dos saberes, fruto da interrogação, com novos e velhos métodos e interpretações, de novas e velhas fontes.

O propósito central consiste no entendimento do suceder histórico açoriano. Com efeito, aguarda-se que os estudantes compreendam a génese e a evolução de uma sociedade muito própria, porque condicionada pelo sentido da história e pelo carácter da geografia. Além disso, ficarão dotados dos meios indispensáveis à conversão da análise do passado em raciocínio do presente e até em projeção do futuro, ressaltando o proveito dos estudos históricos.

Programa

1. Introdução

1.1. A história e a historiografia açorianas

1.2. Os rumos da investigação

2. O conhecimento e a colonização das ilhas (século XV)

2.1. O descobrimento

2.2. O povoamento

2.3. O exercício do poder

2.4. A organização económica

2.5. O préstimo da geografia

3. A era da magnificência (do século XVI ao termo do século XVII)

3.1. A administração

3.2. A economia

3.3. A estratégia

3.4. A sociedade

3.5. A cultura

3.6. A participação nas convulsões da história de Portugal

4. A síndrome da decadência e a retoma da prosperidade (de finais do século XVII ao início do século XIX)

4.1. A administração

4.2. A economia

4.3. A estratégia

4.4. A sociedade

4.5. A cultura

4.6. A Capitania Geral dos Açores

5. Os Açores na Contemporaneidade (séculos XIX e XX)

5.1. A era pré-autonómica (de 1836 a 1895)

5.2. O tempo das autonomias (de 1895 aos nossos dias)

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem harmoniza docência e investigação, para que a transmissão do saber resulte em diligência de pesquisa e acréscimo de conhecimento. Assim, em vez de fiel transmissor de conteúdos, o professor opera como conselheiro que opina sobre a diversidade das perspetivas, no intuito de dotar a turma de capacidade de análise e de problematização.

A realização de trabalhos práticos constitui um suplemento da ação letiva, porque faculta a utilização rigorosa dos conhecimentos, significando um relevante meio de aprendizagem. Apesar da observação do comportamento estudantil no debate quotidiano, a opção recai num sistema de avaliação periódica, que comporta a realização das provas indispensáveis à obtenção de uma base mínima de dois elementos de avaliação, um dos quais escrito.

Bibliografia

Arquivo dos Açores, 2ª ed., 15 vols., Ponta Delgada, UAç., 1980-84.

CHAGAS, Frei Diogo das, Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores, direcção e prefácio de Artur Teodoro de Matos, s/l, SREC/UAç., 1989.

CORDEIRO, António, História Insulana das Ilhas a Portugal Sugeytas no Oceano Occidental, reedição da edição prínceps de 1717, s/l, SREC, 1981.

FRUTUOSO, Gaspar, Saudades da Terra, 6 lvs., Ponta Delgada, Instituto Cultural, 1977-87.

MALDONADO, Manuel Luís, Fénix Angrence, transcrição e notas de Hélder Fernando Parreira de Sousa Lima, 3 vols., Angra do Heroísmo, IHIT, 1989-97.

MATOS, Artur Teodoro de; MENESES, Avelino de Freitas de; LEITE José Guilherme Reis (direcção científica), História dos Açores. Do descobrimento ao século XX, 2 vols., Instituto Açoriano de Cultura, 2008.

MONTE ALVERNE, Frei Agostinho de, Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores, 3 vols., Ponta Delgada, Instituto Cultural, 1960-62.

Método de Avaliação