Inglês
Código
0104569Créditos ECTS
6Objetivos
1. Trocar/dar informações pessoais e de outros;
2. Expressar preocupação, agrado/desagrado sobre escolhas pessoais;
3. Expressar intenções/planos para o futuro;
4. Descrever situações/atividades do quotidiano;
5. Identificar e descrever lugares e acontecimentos,
6. Apresentar lugares, tradições/atividades de interesse turístico;
7. Perguntar e dar informações/sugestões;
8. Pedir e/ou oferecer assistência em diferentes situações;
9. Aconselhar e orientar, justificando escolhas;
10. Comparar escolhas e decisões;
11. Expressar e discutir opiniões pessoais sobre diferentes temas;
12. Defender ou contestar opiniões sobre assuntos diversos da vida social ou económica da região e do país;
13. Expressar opinião e discutir temas ambientais;
14. Apresentar, defender ou rejeitar argumentos;
15. Narrar acontecimentos presentes ou passados;
16. Desenvolver capacidade de interpretar e produzir textos sobre temas propostos a reflexão/debate.
Programa
1. As novas tecnologias e a sua importância na globalização:
1.1. Meios e formas de comunicação no mundo globalizado;
1.2. A importância do inglês como língua de comunicação internacional.
2. Turismo de natureza e ecoturismo:
2.1. Ecoturistas e “eco-destinos”;
2.2. Turismo sustentável.
3. O turismo e as suas potencialidades na região autónoma dos Açores:
3.1. Sítios de interesse para divulgação/exploração turística;
3.2.- Atividades orientadas para programas turísticos específicos;
3.3. Espécies protegidas.
4. Os setores da economia na região autónoma dos Açores:
4.1. A agricultura e as pescas;
4.2. As principais atividades industriais;
4.3. Os serviços;
4.4. Meios de transporte.
5. O ambiente:
5.1. Ameaças ambientais a nível global;
5.2. Alterações ambientais e possíveis impactos a nível local;
5.3. Espécies em risco;
5.4. Atividades de defesa ambiental;
5.5. Organizações ambientais.
Métodos de Ensino
Os métodos a adotar nas aulas implicam a apresentação dos temas gerais (propostos no programa) com recurso à exploração de textos, documentários e/ou imagens, promovendo o debate de ideias/opiniões. Poderá ser pedido aos alunos textos escritos sobre assuntos em discussão. Também serão apresentados e resolvidos exercícios que de aplicação de conteúdos vocabulares e noções de funcionamento da língua. Por tema, serão propostas atividades de desenvolvimento lexical. Será proposta a apresentação de um trabalho (individual ou em pares). Por tema serão distribuídas fichas com conteúdos vocabulares e indicadores de estrutura da língua. Serão praticados exercícios para o uso da língua em contextos e simulações de comunicação real, visando o desenvolvimento da compreensão e expressão.
Bibliografia
Não será proposta bibliografia para esta disciplina, sendo apenas aconselhado o uso de dicionários unilingues (de preferência) ou bilingues para o trabalho prático nas aulas. Os alunos podem, ainda, recorrer a gramáticas de língua inglesa, para esclarecimento de dúvidas pontuais que possam surgir nos trabalhos realizados fora da sala de aula.
There is no reference for specific bibliography for this subject. However, the students are advised to use dictionaries in the sessions. They may also use English language grammars for some doubts concerning the language correct use.
Método de Avaliação
- Apresentação oral de um trabalho de projeto (com tema escolhido pelos alunos) - 30 %
- Frequência - 50 %
- Participação oral positiva nas sessões letivas, bem como a assiduidade - 20 %