Técnicas de Monitorização Biológicas
Código
0105782Créditos ECTS
6Objetivos
1) Rever e aperfeiçoar o entendimento de conceitos biológicos básicos, tais como ambiente, biodiversidade, ecossistema, serviços dos ecossistemas; espécies nativas, endémicas, exóticas, invasoras;
2) Discutir a importância da diversidade de organismos nos processos existentes no planeta Terra;
3) Fazer uma breve introdução aos grupos de artrópodes e briófitos, como um dos elementos mais ricos da biodiversidade dos Açores;
4) Alertar para a importância ecológica dos artrópodes e briófitos;
5) Treinar competências de monitorização ambiental utilizando artrópodes e briófitos; Monitorização de plantas vasculares terrestres Metodologias de amostragem de comunidades vegetais terrestre Metodologias para a elaboração de planos de monitorização
Programa
Parte 1. (12 h) Biomonitorização com Líquenes das condições atmosféricas soefeito de uma unidade industrial.
Trabalho teórico e prático com o objectivo de apreender os princípios básicos da biomonitorização, do valor dos líquenes como bioindicadores, desenvolver capacidades de elaboração de um programa prático, recolha dos dados numa estação e análise básica dos resultados.
Parte I – componente teórica
Líquenes como bioindicadores: estrutura, morfologia, classificação básica e ecologia. Relação com os factores ambientais e ciclos de crescimento. Espécies e o seu valor bioindicador; casos padrão
Métodos de estabelecimento de um programa de monitorização e características de uma rede de pontos. Sistemas internacionais de biomonitorização; identificação macroscópica.
Análise e tratamento dos resultados e abordagem á análise estatística e testes de hipóteses. O valor e os limites da biomonitorização com Líquenes. Exemplo de estudos.
Parte I – componente teórico-prática
Desenvolvimento de um programa de monitorização com líquenes saxícolas na Rocha do Chambre, considerando a fase amostragem, tratamento laboratorial e análise de resultado. Baseado nas séries de dados históricos já existente, preparação da situação de referência e análise da sazonalidade.
Fase da recolha de campo e visita de estudo ao local; desenvolvimento de metodologia para estabelecimento de quadrados permanentes. Recolha de dados por fotografia digital.
Fase de tratamento laboratorial das fotografias e quantificações das áreas por métodos computorizados (CAD).
Fase de análise dos dados e tratamento estatístico. Análise comparativa com as séries e situação de referência; discussão final.
Parte 2 (12h) Fauna inter-mareal como indicador de biodiversidade
Parte 2 – componente teórica
- Zonação inter mareal;
- Riqueza e diversidade;
- Métodos usados para o estudo de ambientes inter mareais;
- Preservação e conservação;
Parte 2 – componente prática
Com as aulas práticas pretende-se que o aluno:
1) Reconheça os ambientes inter mareais como locais indicadores de biodiversidade;
2) Conheça métodos de avaliação de diversidade nestes ambientes;
3) Seja capaz de identificar os principais organismos presentes nestes ambientes;
4) Consiga elaborar um relatório em que descreva os ambientes inter mareais nas suas várias vertentes.
Parte 3 (36h) Monitorização padronizada de Briófitos, Plantas Vasculares, Aves e Artrópodes
Parte 3 – componente teórica
Conceitos gerais de dversidade e raridade
- Indices de Hill (Expoente de Shannon-Wiener, Inverso de Simpson e Inverso Berger-Parker)
- Métodos expeditos para estimar a riqueza de espécies
Parte 3 – componente prática
- Briófitos, Plantas Vasculares, Aves e Artrópodes como bioindicadores e biomonitores de qualidade ambiental;
- Importância da recolha de dados padronizada em investigação ecológica (O Protocolo GIMS – Global Island Monitoring System;
- Utilização do código internacional DARWIN CORE para gerir dados de biodiversidade e carregar a distribuição das espécies no GBIF.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas
- Apresentação dos aspectos teóricos focados no programa.
- Apresentação do trabalho prático: (i) técnicas de colheita de espécies e de informação; (ii) procedimentos para a conservação de grupos taxonómicos alvo; e (iii) requisitos para a execução do relatório, incluindo bibliografia de apoio.
Aulas de campo
- Saída de campo exemplificativa, para obter dados de composição e riqueza dos grupos taxonómicos alvo em condições ecológicas distintas.
Aulas de laboratório
- Identificação de briófitos recolhidos em condições padronizadas, com auxílio de floras, guias de identificação e chaves dicotómicas.
- Conjugação dos dados numa base de dados em Excel com formato de dados em DARWIN CORE, e introdução ao tratamento estatístico (estatística descritiva e inferencial).
- Indicação de elementos adicionais para a construção do relatório de avaliação.
Bibliografia
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