Biofísica Veterinária
Código
01100133Créditos ECTS
3Objetivos
Permitir a aplicação de ideias, conceitos e técnicas usadas em física aplicadas a fenómenos biológicos. Pretende assim explicar como é que processos físicos como a electricidade, mecânica de fluidos, difusão, radiação nuclear, etc. se podem aplicar de modo a favorecer e estimular a compreensão de mecanismos biológicos tais como, impulso nervoso, circulação sanguínea e regulação do fluxo sanguíneo, transporte e distribuição de substâncias entre o interior e o exterior da célula, radiação e radioactividade, constituindo uma base de conhecimento para as ciências biológicas. Tem também a função de incitar os alunos a equacionarem a base racional dos eventos biológicos e a aplicar o conhecimento a situações diferentes.
Programa
MEMBRANAS:1ª Lei de Fick (membranas homogéneas e porosas); Corrente de arrastamento; Corrente de água, Kedem-Katchalsky; Propriedades coligativas; Eq. Van't Hoff, Pressão osmótica; osmose, osmolaridade, tonicidade Eq. Nernst-Planck; Equilíbrio Nernst, Potenciais de ação (eq. Goldman), Condução nervosa, Sinapses. FLUIDOS: Hidrostática: Pressão; Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes; Tensão superficial; Fórmula de Laplace;
Ângulo de contacto. Capilaridade. Lei de Jurin. Hidrodinâmica: Viscosidade, Caudal, regime laminar e turbulento; Lei da continuidade; Bernoulli; Poiseuille; Resistência; hidrodinâmica, Nº de Reynolds. PROPRIEDADES ELÁSTICAS DOS CORPOS: Lei de Hook; Coef. de Poisson. Vasos elásticos, Complacência. RADIOATIVIDADE: Núcleo, forças nucleares. Configurações nucleares. Estabilidade nuclear. Defeito de massa, energia de ligação. Radioatividade. Desintegração radioativa (Ci e Bq). T1/2. Interações da radiação com a matéria TP resolução de exercício e Discussão
Métodos de Ensino
AulasT, método expositivo (slides e quadro) e discussão dos vários assuntos.
AulasTP: resolução de exercícios relacionados com as aulas T.
Os critérios de avaliação seguem o Regulamento Pedagógico (RP).
É exigido: a) assistência a um mínimo de 70% das horas de contacto (T e TP) sumariadas,
b) obtenção de uma classificação mínima de 8,5 valores nas componentes de avaliação prática (CAP).
CAP: 2-3 mini-testes, realizados no início das aulas TP, compostos por um exercício de resolução prática e questões de resposta rápida. A média dos mini-testes deve ser superior a 8,5 valores (Nº1.b do Art. 17). Na última semana de aulas, os alunos que que tenham nota inferior a 8,5 valores pode repetir 1 ou 2 mini-testes de forma a ter média igual ou superior a 8,5 valores. Quando faltar ou desistir a nota é 0,0
Três modos de avaliação:
Modo 1: avaliação contínua
Modo 2: avaliação complementar
Modo 3: avaliação por exame
Bibliografia
Salgueiro, L. e Ferreira, J.G.. Introdução à Biofísica
Frederick J. Keller, W. Edward Gettys, Malcolm J. Stove. Physics: Classical and Modern
Charles Kittley, Walter D. Knight, Malvin A. Ruderman. Berkeley Physics Course
Jorge Dias de Deus, Pimenta, Noronha. Introdução à Física
Halliday & Resnick. Fundamentos de Física
Amélia M. Silva & J. J. Pedroso de Lima. Biofísica de Membranas: I Exercícios Teórico-Práticos. (2005)Série didáctica ciências aplicadas Nº 275.
Amélia M. Silva & J. J. Pedroso de Lima. Biofísica de Líquidos: I Exercícios Teórico-Práticos. Série didáctica ciências aplicadas Nº 287.
J. J. Pedroso de Lima. Biofísica Médica