Delineamento Experimental
Código
0201023Créditos ECTS
6Objetivos
Esta disciplina tem por objetivo fornecer aos alunos os instrumentos teóricos, práticos e computacionais que lhes permitam delinear estudos experimentais e observacionais na área de Produção Animal, aplicar a metodologia correta de colheita, apresentação e análise dos dados daí resultantes, nomeadamente com o recurso aos testes estatísticos apropriados a cada caso, interpretar os resultados e tirar as conclusões corretas.
Programa
O que é a estatística? Necessidade de avaliação estatística. Raciocínios dedutivo e indutivo (técnico vs investigador). Revisão de alguns termos e conceitos estatísticos (tipos de variáveis, estatística paramétrica e não paramétrica, estatística descritiva e inferencial, unidade experimental vs observacional, tratamento, hipótese nula vs alternativa, intervalo de confiança e nível de significância, significância estatística vs importância biológica, erros dos tipos I e II). Estudo observacional vs experimental. Determinação do nº de réplicas num ensaio.
Transformação de dados não paramétricos. Delineamento experimental; definição, princípios e principais modelos (desenho completamente casualizado, blocos completamente casualizados, desenho fatorial, quadrado latino, splitplot). Testes estatísticos paramétricos (t de student, ANOVA, Correlações e regressões, χ2), e não paramétricos. Testes de deteção de “outliers”. Pressupostos dos testes paramétricos. Utilização do programa SPSS.
Métodos de Ensino
O contacto formal dos alunos com o docente tem uma duração de 46 horas repartidas por 20h de aulas de carácter teórico e 26h de aulas de carácter teórico/prático. Adicionalmente, as condições específicas de proximidade natural entre docentes e alunos do DCA, favorece contactos informais frequentemente focados nos conteúdos da disciplina. Todas as aulas decorrem em sala com computadores individuais. Nas aulas teóricas são expostos os conceitos com recurso a PowerPoint e pesquiza na Internet. São fornecidos aos alunos vários exercícios (incluindo trabalhos científicos realizados pelo docente) que são trabalhados nas aulas teórico/práticas seguindo uma abordagem holística em que os alunos têm oportunidade de abordar o delineamento experimental, a colheita dos dados, a aplicação dos testes estatísticos apropriados bem como a apresentação e discussão dos dados e conclusões do estudo.
Bibliografia
Maroco J., 2007. Análise Estatística com Utilização do SPSS (3º Edição). Edições Sílabo, Lda. Lisboa. ISBN 978-972- 618-452-2.
Mead, R. et al., 1993. Statistical Methods in Agriculture and Experimental Biology (Second edition). Chapman & Hall. London. ISBN 0-412-35480-2.
Morris, T. R., 1999. Experimental Design and Analysis in Animal Science. CABI Publishing, UK. ISBN 085199-349-4.
Petrie A. & Watson P., 2006. Statistics for Veterinary and Animal Science, Blackwell Publishing. ISBN 974-1-4051- 2781-3
Zar, J.H., 1996. Biostatistical Analysis. Prentice-Hall, London. ISBN 0-13-084542-6.
Método de Avaliação
Frequência teórico-prática - 100 %