Empreendedorismo

Código

00004467

Créditos ECTS

3

Objetivos

A unidade curricular visa fornecer competências na área do empreendedorismo, assente numa perspetiva prática, bem como facultar ferramentas para o processo de desenvolvimento de um novo produto e/ou negócio. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver competências no desenvolvimento de novos produtos e serviços ou negócios, com recurso às metodologias de Design Thinking, Lean Startup e Customer Development, as quais podem ser utilizadas no âmbito da criação de uma start-up ou no âmbito da atividade de uma organização já estabelecida. Neste contexto, pretende-se que os estudantes, sejam capazes de:

1. Saber descrever o quadro conceptual subjacente ao empreendedorismo e inovação e reconhecer as competências chave associadas aos empreendedores de sucesso;

2. Descrever o quadro conceptual subjacente ao empreendedorismo e inovação;

3. Identificar e relacionar os elementos cruciais dos blocos que constituem os mapas de Modelo de Negócio e Proposta de Valor e da Análise do Meio Envolvente;

4. Compreender e usar a combinação das metodologias de Design Thinking, Lean Startup e Customer Development para reduzir o risco e incerteza de novos produtos;

5. Identificar boas práticas e conhecer modelos de liderança de equipas e criação de culturas organizacionais focadas na inovação;

6. Conhecer as principais formas de financiamento de projetos de investimento e construir um plano financeiro previsional simplificado.

Programa

1. Empreender e Inovar no Século XXI

1.1. Empreendedorismo versus intraempreendedorismo

1.2. Tipos de empreendedorismo

1.3. Perfil (intra)empreendedor

1.4. Competências (intra)empreendedoras

1.5. Criatividade

1.6. Tipos de inovação

1.7. Mitos de inovação e empreendedorismo

1.8. Novos paradigmas de negócios

2. Modelo de negócio

2.1. Modelo de negócio versus plano de negócio

2.2. Atratividade

2.3. Exequibilidade

2.4. Viabilidade

2.5. Adaptabilidade (meio envolvente)

3. Design e teste de modelos de negócio

3.1. Design Thinking

3.2. Customer development

3.3. Lean startup

3.4. Ciclo de design

3.5. Ciclo de teste

4. Finanças para start-ups

4.1. Conceitos base

4.2. Financiamento

4.3. Pitch a investidores

5. Liderança, equipas e cultura organizacional

5.1. Motivação

5.2. Liderança

5.3. Cultura organizacional

Métodos de Ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

Bland, D. & Osterwalder, A. (2019). Testing Business Ideas (1st edition). Wiley. Mastrogiacomo, S. & Osterwalder, A. (2021). High-Impact Tools for Teams (1st edition). Wiley. Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2014). Criar Modelos de Negócio (6.ª edição). D. Quixote. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G. & Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor (1.ª edição). D. Quixote. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Etiembe, F. & Smith, A. (2020). The invincible company (1st edition). Wiley. RECURSOS DIDÁTICOS A Unidade Curricular tem um total de 42 horas de contato, teórico-práticas. Para além do método expositivo, privilegiar-se-á a apresentação e discussão de casos práticos, com um enfoque na interação entre o docente e os alunos e entre os próprios alunos. Para tal serão utilizados: - Computador e projetor; - Casos de estudo em vídeo; - Participação de empreendedores em aula, para partilha de experiência prática; - Plataforma Canvanizer (www.canvanizer.com); - Plataforma Strategyzer (www.strategyzer.com): - Mapa do Modelo de Negócio (A3) e Mapa da Proposta de Valor (A3) e ainda post-its.

Método de Avaliação