Gestão de Recursos Hídricos

Código

02016988

Créditos ECTS

5

Objetivos

1- Conhecer os principais usos e necessidades da água e o seu impacte socioeconómico e os instrumentos de planeamento sectorial aplicáveis à gestão dos recursos hídricos;
2 - Dominar as principais estratégias de gestão dos recursos hídricos e a sua relação com o uso agronómico, incluindo alguns das principais ferramentas de modelação utilizadas;
3- Adquirir um conhecimento integrado da problemática da gestão dos recursos hídricos em regiões insulares, incluindo o recurso a fontes alternativas de água como seja, o aproveitamento da precipitação e as pequenas obras de captação e armazenamento do escoamento superficial.

Programa

1 - Introdução: a gestão eficiente dos recursos hídricos no contexto do desenvolvimento sustentado
2 - As bases hidrológicas da gestão dos recursos hídricos, eventos extremos, períodos de retorno e sua relação com a gestão dos recursos hídricos
3 - Evapotranspiração e relações água/produção
4 - Águas superficiais e subterrâneas; disponibilidade e características
5 - Usos da água e seus requisitos; economia da água, qualidade e quantidade
6 - Os instrumentos de gestão do território, o planeamento setorial da água e a relação da gestão dos recursos hídricos com os usos do solo
7 - As tecnologias de captação, adução, armazenamento e distribuição de água para o regadio; estudo de tecnologias aplicáveis a regiões insulares
8 - Interação entre o uso do solo e o regime hídrico; técnicas de conservação da água e do solo
9 - Gestão da água no regadio a partir da evapotranspiração cultural; teor de humidade no solo; potencial hídrico do solo; potencial hídrico das folhas e temperatura das folhas

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). Nas aulas síncronas, pretende-se simular o ambiente de uma sala de aulas, interagindo em tempo real ao debate de questões relevantes para os objetivos da disciplina. Nas aulas assíncronas, o aluno realiza tarefas por si só ou assiste a uma aula já gravada, escolhendo o melhor horário para estudar. As aulas presenciais visam a análise e discussão de questões conceptuais e casos reais, assim como da aplicação das estratégias e conhecimentos, sendo complementadas com recurso a trabalhos individuais e de grupo e por exposição dos resultados desses trabalhos.

Bibliografia

- Doorenbos, J., & Kassam, A. H., Yield response to water (1979), pp.Paper 33. FAO Irrigation and Drainage.
- Doorenbos, J., & Pruitt, W. O., Crop water requirements (1977), pp.Paper 24. FAO Irrigation and Drainage.
- Fontes, J. C., Utilização da temperatura do copado na condução da rega., 972-95954-7-X (1994).
- Departamento de Engenharia Rural, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa.
- Graffon, R. Q., & Hussey K., Water Resources Planning and Management (2011). Cambridge University Press..
- Lenton, R., & Muller M., Integrated Water Resources Management in Practice: Better Water Management for Development. (2009). Earthscan, Ltd..
- Pereira, L. S., Necessidades de água e métodos de rega (2004). Publicações Europa-América Lda.
- Schiebelbein, L. M. (org.), Gestão de recursos hídricos e sustentabilidade., 978-85- 7247-024-7 (2018), pp.247. Ponta Grossa (PR): Atena Editora.
- Maidment, D. R., Handbook of Hydrology, 0-07-039732-5. McGraw-Hill.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 30 %
  • Testes Teórico-Práticos - 30 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %