Saúde Ambiente e Lazer
Código
0105755Créditos ECTS
6Objetivos
1. Compreender os processos de transferência de calor.
2. Compreender os efeitos do ambiente térmico na termorregulação.
3. Compreender o efeito do ambiente térmico no conforto e bem-estar.
4. Consciencializar sobre os perigos e minimização de riscos dos ambientes térmicos extremos.
5. Compreender os princípios ligados às estratégias de controle do ambiente térmico.
6. Consciencializar sobre as atitudes de comportamento para a melhoria da saúde física e mental.
7. Consciencializar sobre os riscos do sedentarismo.
8. Consciencializar sobre as abordagens holísticas para a saúde física e mental.
9. Promover o contacto com projetos implementados na sociedade
Programa
1 Ambiente, conforto e bem-estar
1.1 Ambiente térmico
1.2 Parâmetros de Isolamento Térmico
1.2.1 Coeficiente de condutibilidade térmica
1.2.2 Resistência térmica
1.2.3 Coeficiente de transmissão térmica
1.3 Processos físicos de transferência de calor
1.4 Princípios de psicrometria
1.5 Homeotermia
1.6 Balanço térmico
1.7 Stress térmico
1.8 Hipertermia
1.9 Hipotermia
1.10 Radiação UV
2 Controle Ambiental
2.1 Ventilação natural
2.2 Ventilação artificial
2.3 Sebes/abrigos
2.4 Vestuário
2.5 Cor
2.6 Arrefecimento
2.7 Orientação solar
3 Educação para a saúde
3.1 Stress e bem-estar
3.2 Respiração, exercício e saúde
3.3 Mecânica corporal e lesões
4 Projectos
4.1 Seminário (palestra)
4.2 Seminário (visitas)
4.3 Seminário (campo)
5 Abordagens holísticas para a saúde
5.1 Sedentarismo e actividade física
5.2 Homem e natureza
5.3 Tempos livres
5.4 Técnicas e Artes holísticas
5.5 Outras técnicas
5.6 Potencialidades de mercado
5.7 Aquisição de competências
6 Projecto
6.1 Elaboração de um projecto
Métodos de Ensino
Os métodos a adotar nas aulas implicam a conjugação entre a exposição e explanação dos conteúdos, com base na observação e análise de imagens (recurso ao PowerPoint), com o levantamento de questões dirigidas aos alunos ou o esclarecimento das colocadas por estes. A leitura e análise de documentos ou textos, individualmente ou em grupo, bem como a interpretação e análise de imagens e vídeos, promovem o debate de problemáticas. As aulas ainda incluem ainda seminários onde os alunos podem contactar com realidades empresariais a funcionar atualmente.
Bibliografia
Almeida, M.A.B.; Gutierrez, G.L. e Marques, R. (2012). Qualidade de Vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas, de pesquisa. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades– EACH/USP.
Frota, A.B. e Schiffer, S.R. (2001). Manual de conforto térmico. São Paulo: Studio Nobel.
Decreto Lei nº 80/2006 de 4 de Abril.
Viegas, J.C. (2010). Ventilação natural de edifícios de habitação. LNEC.
Seyle, H. (1976). Stress in health and disease. Boston: Butterworth.
Gomes, J.C.R. (2005). História e evolução do conceito de bem-estar subjectivo. Psicologia, Saúde & Doenças, 6(2): 203-214.
Vogelaere, P. e Pereira, C. (2005). Termoregulação e Envelhecimento. Revista Portuguesa de Cardiologia, 24(5): 747-761.
Método de Avaliação
- Elaboração de uma monografia - 35 %
- Frequência - 60 %
- Participação e assiduidade - 5 %