Química I

Código

0105853

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Fornecer conhecimentos sólidos sobre os conceitos e princípios químicos.

2. Desenvolver capacidades de resolução de problemas de química geral.

3. Desenvolver capacidades manipulativas associadas à realização eficaz e segura do trabalho experimental.

4. Tornar a disciplina interessante e facilmente compreendida pelos estudantes.

Programa

TEÓRICO:

1. Noções básicas: estrutura atómica, unidades e conversões, erros experimentais.

2. Ligações químicas: eletronegatividade, estruturas de Lewis.

3. Nomenclatura inorgânica: compostos binários e não binários, iões, hidretos.

4. Termodinâmica: leis fundamentais, energia, entalpia, entropia, funções de estado.

5. Reações químicas: estequiometria, reagente limitante, rendimento.

6. Equilíbrio químico: homogéneo e heterogéneo, constante de equilíbrio, fatores externos.

7. Reações ácido-base: definição, força, efeito do ião comum, soluções tampão.

8. Propriedades das soluções: solubilidade, produto de solubilidade, propriedades coligativas.

9. Compostos de coordenação: Nomenclatura, reações.

10. Oxidação-redução: regras de acerto.

LABORATORIAL:

Execução, análise e interpretação dos fundamentos dos trabalhos laboratoriais, com entrega dos respetivos relatórios, nomeadamente: Medições Volumétricas e de Massas; Preparação de soluções padrão de dicromato de potássio; Preparação de soluções não padrão; Padronização de uma solução de hidróxido de sódio; Padronização de uma solução de ácido clorídrico; Determinação de cloretos em água.

Métodos de Ensino

ENSINO TEÓRICO: 2 h / semana:

Componente magistral com aulas teóricas expositivas, recorrendo a apresentações, filmes e de trabalhos de investigação científica. Aulas de esclarecimento de dúvidas e aplicação de conceitos com a realização de exercícios formulados pela/o docente.

Os documentos de apoio às aulas são disponibilizados em plataforma Moodle.

ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO: 2 h / semana:

Realização de exercícios de aplicação teórica (aulas teórico-práticas) e de trabalhos experimentais em contexto laboratorial (aulas laboratoriais).

Os documentos de apoio às aulas são disponibilizados em plataforma Moodle.

Bibliografia

2013, Tinoco Jr., I., Sauer, K., Wang, J. C., Puglisi, J. D., Harbison, G., Rovnyak, D., “Physical Chemistry: Principles and Applications in Biological Sciences”, 5ª Edição, Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall (ISBN: 978-0136056065)

1997, Smith, E.B., “Fundamentos de Termodinâmica Química”. Livraria Almedina, Coimbra

1995, Levine, I.N., “Physical Chemistry”. 4º Edição, McGraw-Hill, Inc, New York (ISBN:0-07-113472-7)

1994, Chang, R., “Química”. 5º Edição, McGraw-Hill, Inc, Lisboa (ISBN:972-9241-68-6)

1992, Atkins, P.W.; Beran, J.A., “General Chemistry”. 2º Edição, Scientific American Books, New York (ISBN:0-7167-2496-0)

1992, Russel, J.B., “General Chemistry”. 2º Edição, McGraw-Hill, Inc, New York (ISBN:0-07-054445-X)

1982, Laidler, K.J., “Chemical Kinetics”. 2º Edição, Tata McGraw-Hill, New Delhi (ISBN:0-07-099422-6)

1979, Atkins, P.W., “Physical Chemistry”. Low Price Edition, Oxford University Press, Oxford (ISBN: 0-19-442366-2)

Método de Avaliação