Microbiologia

Código

0105645

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer os principais grupos de microrganismos

2. Conhecer a diversidade taxonómica, genética e metabólica dos microrganismos

3. Compreender a sua importância para os ecossistemas, a saúde/bem-estar de plantas, animais e seres humanos

4. Compreender a importância dos microrganismos nas atividades agropecuárias

5 Conhecer os fundamentos teóricos do crescimento de microrganismos em sistemas abertos e em sistemas fechados

6. Compreender os mecanismos de controlo de populações microbianas

7. Conhecer e aplicar as técnicas de assepsia

8. Conhecer e aplicar as técnicas laboratoriais de rotina aplicáveis ao estudo dos microrganismos

9. Saber interpretar os resultados dos testes laboratoriais executados

Programa

TEÓRICAS

Introdução. Estrutura e função das células procarióticas. Nutrição e crescimento dos microrganismos. Controlo do crescimento microbiano. Metabolismo microbiano. Participação dos microrganismos nos ciclos biogeoquímicos. Genética microbiana. Taxonomia microbiana. Principais grupos de procariotas. Os microrganismos eucarióticos: noções de Micologia e Parasitologia (incluindo Protozoologia). Agentes acelulares (vírus e priões). Impacto dos microrganismos nas atividades agropecuárias.

PRÁTICAS

Boas Práticas Laboratoriais e segurança. Assepsia. Isolamento de bactérias em cultura pura: Staphylococcus (mãos), Enterobacteriaceae (leite) e Rhizobium (nódulos radiculares). Caracterização morfo- fisiológica dos isolados (Gram, manitol, DNAse, hemólise, catalase, coagulase, oxidase, O/F, TSI, urease, citrato, fenilalanina desaminase, descarboxilases, β-galactosidase, mobilidade e sistema API20E). Culturas de enriquecimento. Antibiogramas. Contagem de microrganismos totais e viáveis.

Métodos de Ensino

Os conceitos básicos da disciplina são ministrados em aulas teóricas, com recurso ao método expositivo e, sempre que pertinente, a métodos mais ativos (como o método interrogativo).

Nas aulas laboratoriais é utilizado principalmente o método ativo, embora no início de cada unidade se recorra também a demonstrações das técnicas laboratoriais que os alunos irão seguidamente executar. Recorre-se frequentemente a casos de estudo para ajudar os alunos a aplicar na prática os conhecimentos teóricos fundamentais que adquiriram.

Bibliografia

Collins CH, Lyne PM, Grange JM and Falkinham III JO. 2004. Collins and Lyne’s Microbiological Methods. 8.ª Edição. Arnold, Reino Unido

Black JG. 2008. Microbiology. Principles and Explorations. 7ª Edition. John Wiley and Sons. EUA

Hogg S. 2005. Essential Microbiology. John Wiley and Sons, Reino Unido

Madigan MT, Martinko JM, Stahl DA e Clark DP. 2012. Brock Biology of Microorganisms. 13ª Edição. Benjamin Cummings. EUA

Pommerville JC. 2011. Alcamo’s Fundamentals of Microbiology. 9.ª Edição. Jones and Bartlett, LCC. EUA

Tortora GJ, Funke BR e Case CL. 2010. Microbiology: an introduction. 10.ª Edição. Benjamin Cummings, EUA

Willey JM, Sherwood LM e Woolverton CJ. 2008. Prescott, Harley, & Klein’s Microbiology. 7:ª Edição. EUA

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 40 %
  • 2ª Frequência - 40 %
  • Pontualidade, assiduidade e desempenho na execução dos trabalhos propostos, Diário de Laboratório e relatório final - 20 %