Métodos Estatísticos e Modelos de Análise Ambiental
Código
0201430Créditos ECTS
6Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de resolver problemas em SPSS e ser capazes de compreender todos os conceitos básicos de estatística. Por outro lado, deverão ser capazes de estimar modelos econométricos e proceder à respetiva inferência estatística. Para tal deverão compreender a teoria que suporta as várias técnicas de estimação e validação dos resultados sendo também capazes de utilizar um software estatístico, o STATA, que permite a sua implementação prática. As aulas serão ministradas em laboratório computacional.
Finalmente, pretende-se fornecer aos alunos ferramentas elementares para a elaboração de modelos na área ambiental, assim como ferramentas elementares para a elaboração de modelos de otimização nas áreas de conservação da natureza e ambiental.
Programa
O programa é composto por três componentes: revisão de conceitos básicos de estatística, Utilização do STATA em Regressão Linear e Modelos de Simulação Ambiental. No primeiro caso serão abordadas questões como O que é a estatística? Necessidade de avaliação estatística; Como quantificar variabilidade; Revisão de alguns termos e conceitos estatísticos; Testes estatísticos (paramétricos e não paramétricos) e Utilização da aplicação SPSS. Seguidamente pretende-se que os alunos compreendam O Modelo De Regressão Linear Simples: Estimação e Inferência Estatística; Autocorrelação e Heteroscedasticidade; Séries Temporais; Variáveis Instrumentais E Mínimos Quadrados A Dois Passos e Modelos De Variável Dependente Limitada. Finalmente serão introduzida noções sobre modelação; modelos d ecologia das populações, e modelos espaciais de autómatos celulares e fractais. Será feita uma introdução à investigação operacional e programação linear.
Métodos de Ensino
Exposição dos conceitos teóricos seguidos de exemplos e exercícios. Resolução computacional de problemas simples recorrendo à aplicação Excel.
Bibliografia
Maroco J., 2007. Análise Estatística com Utilização do SPSS (3º Edição). Edições Sílabo, Lda. Lisboa. ISBN 978-972-618-452-2.
Zar, J.H., 1996. Biostatistical Analysis. Prentice-Hall, London.ISBN 0-13-084542-6
A review of models of alien plant spread – Higgens & Richardson, 1996, Ecological Modelling, 87, 249
A cellular automaton for freeway traffic – Nagel & Schrekenberg, 1992, J. Phys. I France 2 2221-2229;
Deterministic non-periodic flow, Lorenz, 1962, Journal of the Atmospheric Sciences, 20, 130-141
Programação linear – Guerreiro, Magalhães & Ramalhete, McGraw-Hill
Heuristic and optimal solutions for set-covering problems in conservation biology, Moore et al, 2003, Ecography, 595-601
Gujarati, D. (2003), Basic Econometrics, McGraw-Hill 4ª Edição.
Oliveira, M., A. Aguiar, A. Carvalho, F. Martins, V. Mendes e P. Portugal (1997), Econometria-Exercícios, McGraw-Hill