Expressão Oral e Técnicas de Comunicação
Código
0104674Créditos ECTS
6Objetivos
1. Conhecer as especificidades do processo de comunicação verbal;
2. Conhecer os principais tipos em que o discurso verbal se subdivide;
3. Conhecer as dificuldades que o discurso expositivo-explicativo apresenta e as estratégias comunicacionais que permitem superá-las;
4. Conhecer os níveis prosódico e não-verbal da comunicação oral e as estratégias comunicacionais que permitem tirar partido deles;
5. Dominar com proficiência a comunicação na língua portuguesa.
Programa
1. Os saberes da competência linguística.
2. O saber idiomático e a dualidade discurso escrito/discurso oral.
3. O discurso formal e o discurso informal: diferenças e especificidades.
4. Comunicação e tipos de discurso.
5. O discurso oral expositivo-explicativo: características gerais.
6. Estratégias de comunicação do discurso oral expositivo-explicativo.
7. A modalização do discurso e a adequação deste ao contexto comunicacional.
8. A competência prosódica e a competência não verbal.
9. Áreas mais complexas da correta comunicação verbal em Português.
Métodos de Ensino
1. Aulas de exposição de conteúdos teóricos;
2. Discussão e exemplificação de conteúdos teóricos;
3. Aulas práticas de apresentações orais por parte dos alunos;
4. Determinação dos aspetos positivos e negativos das apresentações orais dos alunos.
Bibliografia
CAMARA (Jr.), J. Mattoso. Manual de Expressão Oral e Escrita. 5. ed., Petrópolis, Vozes, 1978.
CUNHA, Celso & CINTRA, L. F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, João Sá da Costa, 1984.
GARCIA, Othon M. (1978). Comunicação em Prosa Moderna. 14. ed., Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1988.
MONTENEGRO, Helena Mateus. Português para Todos. A Gramática na Comunicação. Mirandela, João Azevedo Editor, 2005.
NASCIMENTO, Zacarias & PINTO, José Manuel de Castro. A Dinâmica da Escrita: Como Escrever com Êxito. Lisboa, Plátano, 2001.
PERES, João & MÓIA, Telmo. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. 2. ed., Lisboa, Caminho, 2003.
SANTASUSANA, M. Vilà i et alia. El Discurso Oral Formal. Contenidos de Aprendizaje y Secuencias Didácticas. Barcelona, Graó, 2005.
VIDAL, Maria Victoria Escandel. La Comunicación. Madrid, Gredos, 2005.
Método de Avaliação
- Componente teórica - 70 %
- Componente teórico-prática - 30 %