Ecologia e Conservação da Natureza

Código

0105746

Créditos ECTS

6

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Ecologia e a sua aplicação nas áreas da conservação do ambiente. Desenvolve-se um conjunto de conceitos sobre os processos e as dinâmicas ambientais, quer na sua vertente sistémica, quer na sua vertente de valores e serviços. A compreensão das diferentes escalas, da população á paisagens, a que ocorrem os processos ecológicos, bem como os fatores que determinam a estrutura e função dos ecossistemas e sua resiliência, são elementos essenciais dos objetivos de aprendizagem deste curso. É reconhecido que, as espécies em si, e os ecossistemas, possuem valores intrínsecos, e produzem serviços de alto valor ambiental, aqui desenvolvidos e enquadrados nos diferentes instrumentos de gestão ambiental. A ecologia aplicada à conservação da natureza e valorização do património tem aqui uma introdução, em particular nos aspetos de conservação e planeamento, gestão da biodiversidade e impactes das atividades ao ar livre.

Programa

1. Introdução - Ecologia no estudo da natureza

2. Conceitos fundamentais

3. Fatores abióticos e estratégias adaptativas; regulação dos ecossistemas e manutenção da biodiversidade

4. Ecologia das populações, demografia e padrões de distribuição.

5. Ecossistemas, processos funcionais e regulação; balanço energético, eficácia e biodiversidade;

6. Solo, nutrientes e capacidade de carga

7. Ciclos biogeoquímicos e regulação ambiental

8. Efeito acumulativo; efeito de estufa.

9. Sucessões e processos temporais; Noção de equilíbrio, homeostasia e resiliência

10. Biomas terrestres e importância da biodiversidade.

11. Conservação da natureza, valores patrimoniais; conservação biológica e estratégias de conservação de espécies e habitats. Espécies introduzidas e invasoras. Estratégia nacional, conservação da biodiversidade e instrumentos legais de gestão.

12.Introdução ao conceito de serviços e a importância da biodiversidade.

13. Bioindicadores e biomonitorização.

14. Renaturalização.

Métodos de Ensino

Do programa, 50% das aulas são dadas em visitas de estudo e observação de campo e as outras em laboratório e sala de aula. Os métodos a adotar implicam exposição e explanação dos conteúdos, com base em imagens na sala ou de observação direta no campo e com visitação às principais áreas do Parque Natural da ilha, Como suporte bibliográfico, não se utiliza um livro de texto único, mas diferentes capítulos de textos relevantes da literatura internacionais, complementado com textos desenvolvidos por estudos locais, incluindo um portal informático com a produção científica relevante onde os alunos podem complementar a recolha de informação. No decorrer das aulas, é fornecido material de forma interativa, utilizando a plataforma Moodle da UAc.

Bibliografia

Mc PHERSON, G. R., DeSTEFANO, S. 2002. Applied Ecology and Natural Resource Management. Camb. Press.

DIAS, E.. (1996). Classificação da vegetação dos Açores, Ecologia e sintaxonomia das Florestas naturais. Univ. Açores.

MINISTÉRIO DO AMBIENTE (1999). Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. MA, Lisboa.

MENDES, C. & E. DIAS (2008). Ecologia e Vegetação das Turfeiras de Sphagnum spp. Cadernos de Botânica nº 4. Herbário da Univ. Açores. Angra do Heroísmo.

GASTON, K.J., SPICER, J. I. 2004. Biodiversity–An Introduction. Blackwell Pub.

BEGON, M, MORTIMER, M , THOMPSON, D THOMPSON, D B A. 1996. Population Ecology. Blackwell Science Ltd (UK).

SOUTHWOOD, T. R. E., HANDERSON, P. A. 2000. Ecological Methods. Blackwell Science.

DIAS, E., et al. (2007). O Biologia e ecologia das florestas das ilhas - Açores. In: Açores e Madeira: a floresta das ilhas, pp: 51-80; col. Árvores e Florestas de Portugal 06. Público.

Método de Avaliação