Gestão e Marketing
Código
0201493Créditos ECTS
6Objetivos
Informação disponível em breve.
Programa
1. Introdução
Introdução ao marketing.
Organizações do Marketing.
O marketing como filosofia de gestão.
As funções do Marketing.
Alargamento das funções do marketing.
As fases do ciclo do marketing. Elementos da análise económica em marketing.
Análise qualitativa e quantitativa de mercado. Estudos de mercado.
O marketing estratégico e o marketing operacional: introdução.
A política do produto: conceito, classificação de produtos, qualidade embalagem, marca.
O ciclo de vida dos produtos, desenvolvimento de novos produtos.
A política do preço; os custos e os preços, sensibilidade ao preço.
As decisões sobre os preços, o preço na linha dos produtos.
nA política da comunicação: elementos da comunicação, publicidade, promoções. Relações públicas, força de vendas, o merchandising e as promoções, o marketing directo, o patrocínio e mecenato.
A política da distribuição: canais de distribuição, funções e selecção destes.
A gestão da relação com os canais de distribuição, tipos de canais, a gestão e a organização dos canais de distribuição.
O planeamento e o controlo do marketing.
A elaboração da estratégia de marketing.
A organização dos serviços de marketing.
O plano de marketing.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas Expositivas
Aulas praticas interativas.
Leitura e intepretação e análise de documentos escritos.
Um tema no âmbito da disciplina na usando o modelo da aula invertida,
Assistência a videoclipes, com análise posteriores.
Bibliografia
Boyer, A., J.Thépot, N. Tournois e JP. Védrine, Panorama da Gestão, Civilização Editora, Porto, 2001.
Lindon, D., J. Lendrevie, J. Rodrigues, P. Dionísio, Mercator, Teoria e Prática do Marketing, Publicações D. Quixote.
Pires, Aníbal, Marketing, Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão, Ed. Verbo, 1991.
Rientjes, S. (2000). Communicating Nature Conservation. A Manual on using communication in support of nature conservation policy and action. European Centre for Nature Conservation.
Lobo, M., (2001). Comunicação. Arte e técnica de Trocar e Partilhar Ideias. Direcção Geral de Desenvolvimento Rural. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
Noronha, M. e J. Cangemi (1992). Marketing e Venda. Clássica Editora.
Sousa, A., Introdução à Gestão, Editorial Verbo, 1999.