Biotecnologia Agrícola

Código

0201041

Créditos ECTS

6

Objetivos

Com a disciplina pretende-se transmitir conhecimentos que permitam aos alunos ganhar competências nas áreas da Biotecnologia Agrícola, onde a cultura de tecidos vegetais é considerada um pilar da disciplina. Assim, a micropropagação e a regeneração adventícia como formas de propagação vegetativa assumem um papel fundamental na propagação em massa de plantas, no melhoramento genético, no melhoramento fitossanitário e na produção de metabolitos secundários.

Na produção animal a genética molecular abre as portas ao melhoramento assistido por marcadores moleculares permitindo também a genotipagem e o diagnóstico de inúmeras patologias.

A componente prática permite aos alunos aprenderem a saber fazer meios de cultura, repicagens, cultura de meristemas, diagnósticos fitossanitários serológicos e moleculares, PCR.

A disciplina incentiva também a busca de informação de uma forma autónoma através da apresentação de trabalhos e discussão de artigos científicos.

Programa

Introdução à cultura de tecidos vegetais; aspectos históricos: Haberlandt e a teoria da totipotência da célula; O ciclo de Muraskige & Skoog; Problemas fitossanitários de plantas propagadas vegetativamente; Melhoramento Fitossanitário; Preparação de meristemas e termoterapia in vitro; A micropropagação e a criação de bancos de germoplasma; A cultura de tecidos vegetais no restauro de ecossistemas;

Organogénese e embriogénese somática; Transformação genética e obtenção de variabilidade genética através do aproveitamento somaclonal; Bases de genética molecular; Tecnologias do DNA recombinante; Metodologias de análise dos ácidos nucleicos; Marcadores moleculares na genotipagem e avaliação da variabilidade genética; Genética de populações; Marcadores moleculares e identificação de QTL; Alguns exemplos de patologias de foro genético; Diagnóstico molecular através de PCR versus diagnóstico serológico.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas na sala de aula sobre todos os conteúdos programáticos. Parte das aulas teóricas são acompanhadas de pequenos filmes que ajudam à compreensão dos processos biológicos, e de slides com conteúdos de projetos de investigação desenvolvidos pelo grupo de investigação onde estão envolvidos métodos que correspondem aos diferentes capítulos apresentados nas aulas.

Aulas práticas no laboratório que permitem aos alunos contacto com diferentes técnicas da cultura de tecidos e engenharia genética.

Bibliografia

Alberts B, Bray D, Lewis J, Raff M, Roberts K, Watson JD (1994) Molecular Biology of the Cell. 3th Edition, Garland Publishing.

Canhoto JM (2010) Biotecnologia Vegetal: da clonagem de plantas à transformação genética. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Lewin B (2000) Genes VII. 7th Edition. Oxford University Press.

Lodish H, Berk A, Zipursky LS, Matsudair P, Baltimore D, Darnell J (2000) Molecular Cell Biology. 4th Edition. WH Freeman and Company, New York.

Videira A (2001) Engenharia genética: Princípios e aplicações. Lidel.

Watson JD, Caudy AA, Myers RM, Witkowski JA (2007) Recombinant DNA: Genes and genomes – A short course. 3rd Edition. WH Freeman and Company, New York.

Método de Avaliação