Gestão dos usos da água

Código

0201241

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta unidade curricular visa a integração dos conceitos de hidrologia e das tecnologias de captação, tratamento e utilização dos recursos hídricos com a gestão dos usos da água. O objetivo central consiste em potenciar a gestão integrada dos recursos hídricos em regiões insulares, tendo em conta as necessidades específicas dos abastecimentos doméstico, agrícola e industrial. A unidade curricular visa especificamente os seguintes objetivos de aprendizagem (AO):

1) conhecer as bases conceptuais da gestão da água para fins múltiplos;

2) conhecer os principais usos e necessidades de água;

3) conhecer o funcionamento e gestão dos sistemas de abastecimento de água

4) conhecer o quadro institucional, político e legal dos usos da água;

5) conhecer os modelos e instrumentos de gestão dos usos da água;

6) conhecer e discutir as problemáticas e estratégias do uso eficiente da água em regiões insulares.

Programa

1. Introdução à gestão dos usos múltiplos da água

2. Usos da água

2.1. Abastecimento doméstico

2.2. Abastecimento agrícola e agropecuário

2.3. Abastecimento industrial

2.4. Outros usos da água

3. Captação, armazenamento e distribuição da água

3.1. Sistemas de captação, adução e tratamento da água

3.2. Sistemas de armazenamento e distribuição de água

3.3. Entidades gestoras e reguladoras

4. Gestão dos usos da água

4.1. Políticas internacionais, nacionais e regionais

4.2. Quadro institucional e legal

4.3. Modelos de gestão da água

4.4. Instrumentos económicos e financeiros

5. Usos da água e alterações climáticas

6. Educação e comunicação para o uso racional da água

7. Estratégias da gestão integrada dos usos da água: casos de estudo em regiões insulares

Métodos de Ensino

A unidade curricular inclui aulas teóricas e teórico-práticas, recorrendo a plataformas de ensino à distância sempre que se justificar (apoio assíncrono). Nas aulas teóricas serão explorados conteúdos programáticos de caráter concetual e de enquadramento teórico, recorrendo a metodologias essencialmente expositivas. As aulas teórico-práticas incidem na análise de problemáticas reais para a consolidação de conhecimentos, recorrendo à consulta de documentos legais, estudos, projetos, relatórios técnicos e Websites institucionais com conteúdos passíveis de promoverem a discussão das temáticas abordadas nesta unidade curricular.

Bibliografia

Custódio, E. Llamas, M.R.Hidrologia Subterrânea. 2ª ed. Ed. Omega, 1983

Fetter, C.W., Applied hydrogeology. Prentice Hall, inc. 1994. (ISBN 0-13-088239-9)

Graffon, R. Q., K. Hussey, Water Resources Planning and Management .Cambridge University Press, 2011

Grigg, N., Governance and Management for Sustainable Water Systems. IWA  Publishing, 2010.

Lenton, R., M. Muller, Integrated Water Resources Management in Practice: Better Water Management for Development. Earthscan, Ltd., 2009

Jóhannesson, T., Aðalgeirsdóttir, G. and Björnsson, H., Effect of climate change on hydrology and hydro-resources in Iceland. NEA, 2007. (ISBN 9789979682240).

Maidment, David, R., Handbook of Hydrology. McGraw-Hill, 2006 (ISBN 0-07-039732-5)

Renken, R.A., Geology and hydrogeology of the Caribbean islands aquifer system of the Commonwealth of Puerto Rico and the U.S. Virgin Islands. USGS, 2002. (ISBN 0-607-99361-8)

White, I, Falkland, T., Management of freshwater lenses on small Pacific islands. Hydrogeology Journal, 2010 – Springer Verlag.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 20 %
  • Frequência - 60 %
  • Trabalho de investigação - 20 %