Sistemas Agroambientais

Código

0201447

Créditos ECTS

6

Objetivos

Que os alunos percebam o que é a agricultura, como tem evoluído, os maiores desafios e as perspetivas que se põe.
Também que aprendam o que são sistemas em agricultura, a sua intensificação, os desafios da sua sustentabilidade e como se pode recorrer a técnicas que aumentem a eficiência.
Que os alunos conheçam os Sistemas de Produção Animal, as suas implicações no meio ambiente e as armas de mitigação para combater essas implicações.
Que os alunos aprendam alguns dos impactos negativos mais relevantes da agricultura no ambiente e apresentam-se três casos estudados que exemplificam desafios atuais neste setor.

Programa

A. A evolução da agricultura

1 Definição de agricultura
2 Como começou a agricultura
3 Evolução do fornecimento alimentar
4 Desperdício alimentar
5 Evolução da produção e produtividade das principais culturas anuais
6 Ecossistemas agrícolas
7 Evolução dos preços dos bens agrícolas
8 Desafios à agricultura
9 Futuro da agricultura

B. Sistemas de produção em agricultura e seus impactos

1 Decisões culturais
2 Sistemas de produção em agricultura
2.1 Sistemas de culturas
2.2 Sistemas de exploração da terra
2.3 Sistemas de agricultura
3 Atributos dos sistemas de produção em agricultura
3.1 Sociais
3.2 Ecológicos
4 Sustentabilidade da agricultura
5 Intensificação da agricultura
6 Agricultura de precisão
7 Impactos negativos da agricultura
8 Apresentação e discussão de três casos estudados

C. Sistemas de Agricultura - Produção Animal

1. Os alimentos
2. A digestão
3. Metabolismos dos glúcidos
4. Metabolismos proteico
5. Conceito de digestibilidade
6. Substâncias antinutritivas na alimentação animal
7. A ingestão voluntária
8. A Produção Animal e o Ambiente
9. Sistemas de produção
10. As arbustivas

Métodos de Ensino

Aulas online e presenciais com ampla possibilidade de participação dos alunos. Os textos de apoio e os slides são facultados aos alunos antes da realização das aulas. Os artigos para discussão versam temas abordados nas aulas e são facultados com antecedência de dias.

Bibliografia

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Azevedo A., Portas L.A.M., Cary F.C.C. 1972. O planeamento das explorações em sistemas de exploração da terra. Informação Científica nº 6. Universidade de Luanda, Nova Lisboa, Angola. 54pp.

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Dixon J., Gulliver A. 2001. Farming Systems and Poverty: Improving Farmers' Livelihoods in a Changing World. FAO and World Bank, Rome and Washington D.C. Disponível em http://www.fao.org/DOCREP/003/Y1860E/y1860e00.htm

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Van Soest, P.J. (1982). Nutritional ecology of the ruminant. O. and B. Books Corvallis, Oregon. USA.

Método de Avaliação

  • 1.ª monografia (trabalho individual ou de grupo) - 33 %
  • 2.ª monografia (trabalho individual ou de grupo) - 33 %
  • 3.ª monografia (trabalho individual ou de grupo) - 34 %