Qualidade Ambiental e Regulação
Código
0105763Créditos ECTS
6Objetivos
De forma a abordar diferentes temas Ambientais, tais como ruído, poluição luminosa e radioatividade, fornecem-se aos alunos as ferramentas e conhecimentos necessários da área da física, do ambiente e da legislação. Assim, os alunos adquirem competências para uma abordagem fundamentada e critica de problemas e soluções ambientais.
Programa
1 Introdução à qualidade ambiental.
2. Radioatividade
3. Som e poluição sonora
4. Luz e poluição luminosa
5. Bi-estabilidade, pontos críticos e teoria das catástrofes. Introdução e aplicação a questões ambientais.
6. Lei de bases do ambiente. Legislação ambiental de gestão do território e controlo de poluição.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas promovendo a participação do aluno através de questões ao longo da aula, acompanhadas por resolução de exercícios simples.
Realização de atividades usando smartphones como um instrumento científico de medição.
Apresentação e interpretação por parte dos alunos de legislação ambiental.
Bibliografia
Carpenter SR. Eutrophication of aquatic ecosystems: bistability and soil phosphorus. Proc Natl Acad Sci U S A. 2005 Jul 19;102(29):10002-5
van der Velde Y, Temme AJAM, Nijp JJ, Braakhekke MC, van Voorn GAK, Dekker SC, Dolman AJ, Wallinga J, Devito KJ, Kettridge N, Mendoza CA, Kooistra L, Soons MB, Teuling AJ. Emerging forest-peatland bistability and resilience of European peatland carbon stores. Proc Natl Acad Sci U S A. 2021 Sep 21;118(38)
Brook, B.W. and Bradshaw, C.J.A. (2015), Key role for nuclear energy in global biodiversity conservation. Conservation Biology, 29: 702-712
Davidovic, M. and Kostic, M. (2022), Comparison of energy efficiency and costs related to conventional and LED road lighting installations. Energy 254:124299
Environmental noise in Europe — 2020, EEA Report, 22/2019
Van Renterghem, T. (2018) Towards Explaining the Positive Effect of Vegetation on the Perception of Environmental Noise. Urban Forestry and Greening, 40, 133-144.
Método de Avaliação
- Duas Frequências - 70 %
- Mini Testes - 10 %
- Trabalho de investigação - 10 %
- Trabalho laboratorial ou de campo - 10 %