Dinâmica dos Ecossistemas
Código
0201485Créditos ECTS
6Objetivos
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Programa
Desenvolver um conceito inovador sobre a Ecologia e a natureza das comunidades, baseado no conceito dinâmico dos processos biológicos ao nível dos ecossistemas, partindo dos conceitos básicos de Ecologia e não descurando a necessidade de, no âmbito deste mestrado, fornecer um suporte sólido sobre os instrumentos teóricos e aplicados da Ecologia:
1. Dinâmica de Ecossistemas; 1.1 Ecologia funcional. 1.2 A natureza das comunidades; 1.3 Modelos e mecanismos da sucessão: Mecanismos da sucessão ecológica. Determinismo ou acaso. Dinâmica e biodiversidade; 1.4 Mecanismos de estabilidade dinâmica: O papel das perturbações. Flutuações, gap-patch dynamic e implicações; 1.5 Casos estudados
2. Património Natural: Património: conceito e enquadramento atual; 2.1 Centros de Biodiversidade à escala global. O Homem: a paisagem cultural e a biodiversidade dependente; 2.2 Instrumentos de avaliação patrimonial e hotsopt de biodiversidade. Estratégia Nacional de conservação da Biodiversidade. Gestão de Espécies, Habitats; 2.3 O sistema de áreas protegidas.
3. Gestão da Biodiversidade (GB): instrumentos legais e operacionais. Conservação biológica e as novas abordagens integradas; 3.1 A GB à escala regional: Rede Natura 2000 e o seu plano sectorial; 3.2 A GB em face aos desafios modernos: aquecimento global, desertificação, PAC, stocks alimentares e serviços.
Métodos de Ensino
Dado que o mestrado possui na fase final uma cadeira de visita de estudo e o horário preparado para ser pós-laboral, as aulas são essencialmente presenciais. Na primeira parte Dinâmica de ecossistemas, a matéria expositiva em PPT é complementada com exemplos locais, recorrendo a imagens projetadas.
É igualmente utilizada a plataforma de e-learnning Moodle da universidade para a continuação das aulas, fornecendo links de leituras e suporte para o estudo.
Na componente sobre o Património Natural é feito uma exposição dos principais instrumentos e áreas de conservação europeus, nacionais e regionais, exemplificando com apresentação de imagens sobre essas áreas ou casos de estudo, em parte realizado com a participação dos alunos. Na terceira parte, trabalha-se muito sobre artigos publicados sobre o tema nas revistas da especialidade mais recentes, levando os alunos a ler essas publicações e a apresentação para discussão na turma.
Bibliografia
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