Climatologia e Recursos Hídricos

Código

0105930

Créditos ECTS

6

Objetivos

O aluno deverá aprender os seguintes conceitos e respetiva fundamentação científica:

Sistema climático e processos climáticos; clima e estado do tempo; organização do estado do tempo e técnicas meteorológicas; climatologia descritiva métodos de interpretação climática; a diferenciação climática e a ocupação do território; o clima do solo; o clima e as plantas; o clima e os animais; o clima e o homem; o clima e a economia; o clima, disponibilidades hídricas e a gestão da água; alterações climáticas.

Programa

1. O sistema Climático

2. Clima e Estado do tempo

3. Condicionantes astronómicas do clima da Terra;

4. Física da radiação, processos radiativos, balanço energético da Terra;

5. Atmosfera, composição, estrutura, propriedades, dinâmica;

6. Ciclo da água, termodinâmica, nuvens e precipitação;

7. Organização do Tempo Atmosférico

8. Clima, variabilidade climática, classificação climática;

9. O balanço Hídrico;

10. A gestão da água;

11. Alterações climáticas.

Métodos de Ensino

O programa teórico da disciplina está organizado em blocos temáticos e é apoiado em aulas presenciais e por projeções dos tópicos das matérias bem como por ilustrações alusivas, enquanto que a componente prática será essencialmente dedicada à resolução dos problemas relacionados com as matérias abordadas e à observação de instrumentos ou de situações particulares do estado do tempo, bem como da realização de um balanço hídrico sequencial para uma situação concreta.

Bibliografia

MIRANDA, Pedro M. A. (2001) – “Meteorologia e Ambiente – Fundamentos de Meteorologia, Clima e Ambiente Atmosférico” - Universidade Aberta, Palácio Ceia, Rua da Escola Politécnica, 147 – 1250 Lisboa, 321pp.

JOHN J. HIDORE. (1993) – “Climatology: An Atmospheric Science” – Macmillan Publishing company, New York, 423pp.

A. Lencastre & F. M. Franco (2006) – Lições de Hidrologia – Universidade Nova de Lisboa.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 50 %
  • 2ª Frequência - 50 %