Inglês
Código
0104604Créditos ECTS
3Objetivos
1. Expressar preocupação / satisfação sobre assuntos relacionados com a vida pessoal e/ou profissional;
2. Comparar opções de carreira e expressar intenções para o futuro profissional;
3. Redigir cartas de apresentação, cartas formais e informais;
4. Preencher um curriculum vitae;
5. Responder a um anúncio;
6. Expressar opinião crítica sobre temas da atualidade nacional ou internacional;
7. Identificar e descrever acontecimentos históricos ou atuais;
8. Identificar e argumentar a favor ou contra novos hábitos consumistas;
9. Perguntar e dar informações e/ou sugestões;
10. Aconselhar e dar instruções;
11. Comparar escolhas / opiniões;
12. Expressar preferências e justificar escolhas;
13. Manifestar e produzir pedidos ou reclamações;
14. Redigir uma carta de reclamação;
15. Redigir um anúncio publicitário;
16. Desenvolver capacidade de interpretar e produzir textos sobre temas propostos a reflexão/debate.
Programa
Objetivos de aprendizagem
Inglês II (LNP) desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio (B1+ do QECR). Os alunos que concluem com êxito Inglês II (LNP) conseguem:
1. expressar opinião crítica sobre temas da atualidade nacional ou internacional, descrever eventos históricos e atuais, identificar e debater novos hábitos de consumo, e discutir, defender e contestar opiniões sobre assuntos diversos da vida social ou económica;
2. perguntar e dar informações e/ou sugestões, aconselhar e dar instruções, comparar opções, expressar preferências, e justificar escolhas;
3. expressar e escrever pedidos ou reclamações, responder e redigir um anúncio publicitário, e interpretar e produzir textos para reflexão ou debate sobre temas relacionados com a sua área de estudo.
Conteúdos programáticos
1. A União Europeia:
1.1. A Europa: passado e presente;
1.2. A Europa multicultural e multilingue;
1.3. A Europa do futuro.
2. Desenvolvimento financeiro, económico e social na sociedade atual:
2.1. Impactos na sociedade atual;
2.2. Alteração de hábitos e modos de vida;
2.3. Novos fluxos migratórios.
3. Ativismo social:
3.1. Participação cívica na sociedade;
3.2. Programas de voluntariado.
4. Hábitos de consumo na sociedade atual:
4.1. A influência da publicidade nos consumidores;
4.2. Direitos e associações de defesa do consumidor;
4.3. O crescimento da consciência ecológica nos hábitos de consumo.
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular encontram-se plenamente alinhados com o programa. Os alunos participam ativamente nas aulas, refletindo sobre temas relacionados com a sua área de estudo e comunicando em inglês, tanto de forma oral como escrita. Aplicam os seus conhecimentos de vocabulário, bem como das funções e estruturas da língua adquirida, em simulações de situações de comunicação autênticas.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino implementadas compreendem a apresentação e exploração dos tópicos gerais incluídos no programa, utilizando textos, documentários e/ou materiais visuais que promovem a discussão e a troca de ideias e opiniões em grupo. Em determinadas situações, os alunos produzem textos escritos sobre os tópicos em análise. Paralelamente ao conteúdo temático, apresentam-se e realizam-se exercícios destinados à aplicação de conhecimentos lexicais e de noções de estrutura linguística. Para cada tópico, propõem-se atividades centradas no desenvolvimento lexical. Além disso, os alunos realizam um projeto individual ou em pares sobre um tema de sua escolha.
Para cada sessão ou tópico, fornecem-se fichas de informação contendo vocabulário relevante e indicadores de estrutura linguística. Os alunos utilizam estas fichas tanto na prática oral como na expressão escrita. Realizam-se também exercícios relativos ao uso da língua em contextos específicos, bem como simulações de situações comunicativas autênticas, com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências de compreensão e expressão oral.
A avaliação contempla uma prova escrita (50% da classificação final), uma apresentação oral de um trabalho de projeto (30%) e a componente de participação e assiduidade (20%), em conformidade com o Regulamento das Atividades Académicas da Universidade dos Açores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
Atendendo a que se trata de uma unidade curricular de língua estrangeira, as metodologias de ensino centram-se fundamentalmente na realização de tarefas que potenciam as competências de expressão oral e escrita, bem como de compreensão de enunciados orais e escritos (mensagens, textos e documentos), de forma a desenvolver as quatro aptidões linguísticas: expressão oral, expressão escrita, compreensão oral e leitura. Paralelamente, pretende-se proporcionar e incentivar a pesquisa e consolidação de vocabulário específico relativo a temas de interesse no âmbito da formação dos alunos.
O estímulo ao diálogo e à discussão de temáticas constitui um elemento essencial numa unidade curricular que visa dotar os alunos da capacidade de se exprimirem com autonomia e adequação em língua inglesa (uma das principais línguas de comunicação internacional) sobre assuntos relacionados com a sua área científica e/ou outros domínios de interesse.
Bibliografia
Bibliografia
• Celce-Murcia, M., & Larsen-Freeman, D. (2019). The grammar book (3rd ed.). Heinle & Heinle.
• Hornby, A. S. (2015). Oxford advanced learner’s dictionary (9th ed.). Oxford University Press.
• Oxford Languages. (2021). Little Oxford thesaurus. Oxford University Press.
• Sottomayor, M. M. (2020). Brush up your grammar. Porto Editora.
• Strutt, P. (2019). English for international tourism (3rd ed.). Pearson Education.
Além disso, serão utilizados materiais das aulas e textos autênticos selecionados de várias fontes dentro da área de estudo dos alunos.
Observações
Docência assegurada pelo Dr. Rogério Paulo Nogueira e Sousa.
