Inglês
Código
0104604Créditos ECTS
3Objetivos
1. Expressar preocupação / satisfação sobre assuntos relacionados com a vida pessoal e/ou profissional;
2. Comparar opções de carreira e expressar intenções para o futuro profissional;
3. Redigir cartas de apresentação, cartas formais e informais;
4. Preencher um curriculum vitae;
5. Responder a um anúncio;
6. Expressar opinião crítica sobre temas da atualidade nacional ou internacional;
7. Identificar e descrever acontecimentos históricos ou atuais;
8. Identificar e argumentar a favor ou contra novos hábitos consumistas;
9. Perguntar e dar informações e/ou sugestões;
10. Aconselhar e dar instruções;
11. Comparar escolhas / opiniões;
12. Expressar preferências e justificar escolhas;
13. Manifestar e produzir pedidos ou reclamações;
14. Redigir uma carta de reclamação;
15. Redigir um anúncio publicitário;
16. Desenvolver capacidade de interpretar e produzir textos sobre temas propostos a reflexão/debate.
Programa
1. Profissões e carreiras:
1.1. Aposta na educação superior;
1.2. Mercado de trabalho e empreendedorismo;
1.3. Perspetivas de trabalho / carreira profissional;
1.4. A influência das inovações tecnológicas no surgimento de novas profissões;
1.5. Programa europeus de intercâmbio para estudantes / trabalhadores.
2. A União Europeia:
2.1. A construção da Europa: passado e presente;
2.2. A Europa multicultural e multilingue;
2.3. A Europa do futuro.
3. A crise financeira, económica e social em Portugal:
3.1. Impactos da crise na sociedade portuguesa;
3.2. Alteração de hábitos e modos de vida;
3.3. Novos fluxos migratórios.
4. Ativismo social:
4.1. Participação ativa e cívica na sociedade;
4.2. Programas de voluntariado.
5. Hábitos de consumo na sociedade atual:
5.1. A influência da publicidade nos consumidores;
5.2. Direitos e associações de defesa do consumidor;
5.3. O crescimento da consciência ecológica nos hábitos de consumo.
Métodos de Ensino
Apresentação de temas com recurso à exploração de textos, documentários e/ou imagens, para debates. Será pedido aos alunos para produzirem textos sobre os assuntos. Serão apresentados exercícios que envolvam a aplicação de conteúdos vocabulares e de funcionamento da língua. Serão propostas atividades de desenvolvimento lexical. Será proposta a apresentação de um trabalho. Serão distribuídas fichas com conteúdos vocabulares e estrutura da língua, que os alunos podem utilizar. Serão praticados exercícios para o uso da língua em contextos e simulações de situações de comunicação, visando o desenvolvimento de compreensão e expressão.
Bibliografia
Não será proposta bibliografia para esta disciplina, sendo apenas aconselhado o uso de dicionários unilingues (de preferência) ou bilingues para o trabalho prático nas aulas. Os alunos podem, ainda, recorrer a gramáticas de língua inglesa, para esclarecimento de dúvidas pontuais que possam surgir nos trabalhos realizados fora da sala de aula.
There is no reference for specific bibliography for this subject. However, the students are advised to use dictionaries in the sessions. They may also use English language grammars for some doubts concerning the language correct use.
Método de Avaliação
- Apresentação oral de um trabalho de projeto (com tema escolhido pelos alunos) - 30 %
- Frequência - 50 %
- Participação oral positiva nas sessões letivas, bem como a assiduidade - 20 %