Inglês
Código
0104569Créditos ECTS
6Objetivos
1. Trocar/dar informações pessoais e de outros;
2. Expressar preocupação, agrado/desagrado sobre escolhas pessoais;
3. Expressar intenções/planos para o futuro;
4. Descrever situações/atividades do quotidiano;
5. Identificar e descrever lugares e acontecimentos,
6. Apresentar lugares, tradições/atividades de interesse turístico;
7. Perguntar e dar informações/sugestões;
8. Pedir e/ou oferecer assistência em diferentes situações;
9. Aconselhar e orientar, justificando escolhas;
10. Comparar escolhas e decisões;
11. Expressar e discutir opiniões pessoais sobre diferentes temas;
12. Defender ou contestar opiniões sobre assuntos diversos da vida social ou económica da região e do país;
13. Expressar opinião e discutir temas ambientais;
14. Apresentar, defender ou rejeitar argumentos;
15. Narrar acontecimentos presentes ou passados;
16. Desenvolver capacidade de interpretar e produzir textos sobre temas propostos a reflexão/debate.
Programa
Objetivos de aprendizagem
Inglês I (LGNP) desenvolve competências de língua inglesa a nível intermédio (B1 do QECR). Os alunos que concluem com êxito Inglês I (LGNP) conseguem:
1. apresentar informações pessoais e de terceiros, descrever situações do quotidiano, expressar preocupação ou satisfação sobre questões pessoais e profissionais, comparar opções de carreira, e expressar planos para o futuro profissional;
2. identificar e descrever lugares e eventos familiares, apresentar ou recomendar locais, tradições ou atividades turísticas, pedir e fornecer informações ou sugestões, comparar e justificar escolhas, e pedir ou oferecer ajuda em diversas situações;
3. compreender textos simples da sua área de estudo, expressar opiniões sobre temas ambientais, apresentar, defender ou rejeitar argumentos simples, e narrar acontecimentos presentes e passados;
4. escrever cartas formais e informais, preencher um currículo vitae, e responder a anúncios ou ofertas de emprego.
Conteúdos programáticos
1. Profissões e carreiras:
1.1. Educação superior como impulso para a carreira;
1.2. Dinâmicas laborais e espírito empreendedor;
1.3. Perspetivas de carreira e profissões emergentes;
1.4. Programas de mobilidade.
2. Tecnologias e globalização:
2.1. Comunicação global e plataformas digitais;
2.2. Inglês como língua de intercâmbio internacional.
3. Turismo e património cultural:
3.1. Turismo de natureza, ecoturismo e eco-destinos sustentáveis;
3.2. Turismo local, património e gastronomia.
4. Diáspora açoriana e migrações:
4.1. Relações históricas e atuais (EUA e Canadá);
4.2. Migração, desafios e impacto cultural;
4.3. Identidade açoriana e inglês na diáspora.
5. Setores económicos e infraestruturas:
5.1. Agricultura, indústria e serviços;
5.2. Transportes e infraestruturas.
6. Ambiente:
6.1. Ameaças e alterações ambientais;
6.2. Espécies em risco e proteção;
6.3. Organizações ambientais.
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular encontram-se plenamente alinhados com o programa. Os alunos participam ativamente nas aulas, refletindo sobre temas relacionados com a sua área de estudo e comunicando em inglês, tanto de forma oral como escrita. Aplicam os seus conhecimentos de vocabulário, bem como das funções e estruturas da língua adquirida, em simulações de situações de comunicação autênticas.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino implementadas compreendem a apresentação e exploração dos tópicos gerais incluídos no programa, utilizando textos, documentários e/ou materiais visuais que promovem a discussão e a troca de ideias e opiniões em grupo. Em determinadas situações, os alunos produzem textos escritos sobre os tópicos em análise. Paralelamente ao conteúdo temático, apresentam-se e realizam-se exercícios destinados à aplicação de conhecimentos lexicais e de noções de estrutura linguística. Para cada tópico, propõem-se atividades centradas no desenvolvimento lexical. Além disso, os alunos realizam um projeto individual ou em pares sobre um tema de sua escolha.
Para cada sessão ou tópico, fornecem-se fichas de informação contendo vocabulário relevante e indicadores de estrutura linguística. Os alunos utilizam estas fichas tanto na prática oral como na expressão escrita. Realizam-se também exercícios relativos ao uso da língua em contextos específicos, bem como simulações de situações comunicativas autênticas, com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências de compreensão e expressão oral.
A avaliação contempla uma prova escrita (50% da classificação final), uma apresentação oral de um trabalho de projeto (30%) e a componente de participação e assiduidade (20%), em conformidade com o Regulamento das Atividades Académicas da Universidade dos Açores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
Atendendo a que se trata de uma unidade curricular de língua estrangeira, as metodologias de ensino centram-se fundamentalmente na realização de tarefas que potenciam as competências de expressão oral e escrita, bem como de compreensão de enunciados orais e escritos (mensagens, textos e documentos), de forma a desenvolver as quatro aptidões linguísticas: expressão oral, expressão escrita, compreensão oral e leitura. Paralelamente, pretende-se proporcionar e incentivar a pesquisa e consolidação de vocabulário específico relativo a temas de interesse no âmbito da formação dos alunos.
O estímulo ao diálogo e à discussão de temáticas constitui um elemento essencial numa unidade curricular que visa dotar os alunos da capacidade de se exprimirem com autonomia e adequação em língua inglesa (uma das principais línguas de comunicação internacional) sobre assuntos relacionados com a sua área científica e/ou outros domínios de interesse.
Bibliografia
Bibliografia
• Celce-Murcia, M., & Larsen-Freeman, D. (2019). The grammar book (3rd ed.). Heinle & Heinle.
• Hornby, A. S. (2015). Oxford advanced learner’s dictionary (9th ed.). Oxford University Press.
• Oxford Languages. (2021). Little Oxford thesaurus. Oxford University Press.
• Sottomayor, M. M. (2020). Brush up your grammar. Porto Editora.
• Strutt, P. (2019). English for international tourism (3rd ed.). Pearson Education.
Além disso, serão utilizados materiais das aulas e textos autênticos selecionados de várias fontes dentro da área de estudo dos alunos.
Observações
Docência assegurada pelo Dr. Rogério Paulo Nogueira e Sousa.
