Concepção e gestão de ETA

Código

0201224

Créditos ECTS

6

Objetivos

Pretende-se que os discentes dominem os tópicos lecionados, mas também que desenvolvam espírito crítico, capacidade de integrar e discutir conhecimento científico, assim como proceder à sua comunicação. Foram definidos três objetivos de aprendizagem:

• Compreender o funcionamento e objetivos das principais operações e processos unitários (OPU) de tratamento de água para consumo humano;

• Formar sequências de OPU em função dos objetivos de tratamento e da qualidade da água de origem;

• Identificar as condições-chave de operação das principais OPU de tratamento de água para consumo humano;

• Avaliar o funcionamento da ETA, tendo em vista critérios de qualidade da água tratada e utilização eficaz e eficiente de energia, água e reagentes.

Programa

Módulo 0 – Explicação do funcionamento da unidade curricular

Módulo 1 – Correção química da água

Módulo 2 – Coagulação-Floculação e Filtração

Módulo 3 – Desinfeção e formação de subprodutos

Módulo 4 – Gestão de ETA

Módulo 5 – Práticas laboratoriais (PL1, PL2, PL3 e PL4)

Métodos de Ensino

A unidade curricular é lecionada através da combinação de atividades presenciais, com atividades assíncronas em ambiente virtual de aprendizagem, suportadas pela plataforma de gestão de aprendizagem (Moodle).

A componente teórica e teórico prática está associada ao ensino à distância e a componente laboratorial está associada ao ensino presencial.

O programa da UC é dividido em 5 módulos, com a duração de 1 a 3 semanas por módulo.

Em cada módulo são apresentados os conteúdos, realizados exercícios de aplicação e concluída a avaliação do tema estudado no módulo.

Existem também sessões síncronas no horário de atendimento ao aluno (dúvidas) e sempre que o aluno considere necessário, tendo para o efeito uma aplicação para agendamento e ligação direta ao docente, através do Zoom.

Os elementos de avaliação utilizados na componente do ensino à distância são: elaboração de trabalhos escritos e resolução de problemas, leitura crítica e apresentação de artigo, teste online e participação no Fórum.

Relativamente à componente de ensino presencial, o elemento de avaliação consiste nos relatórios das aulas práticas laboratoriais.

Bibliografia

(1) EPA (1992). Lead and Cupper Rule- Guidance manual, Vol. II: Corrosion Control Treatment. United States Environment Protection Agency. September, 1992.

(2) Liu S., Gynawan C., Barraud N., Rice S. Harry E. and Amal R. (2016). Understanding, Monitoring, and controlling Biofilm Growth in Drinking Water Distribution Systems. Environmental Science & Technology (50), 8959-8976.

(3) Engelhardt T. (2012). Granular Media Filtration for Water treatment Application. Hach Company.

(4) Rosa M.J., Vieira P., Menaia J. (2009). O tratamento da água para consumo humano face à qualidade da água na origem. Série de Guias Técnicos n.º 13. Instituto Regulador das Águas e dos Resíduos, Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Lisboa.

(5) Brito A.G., Oliveira M.O., Peixoto J.M. (2010) Tratamento de água para consumo humano e uso industrial: Elementos teórico-práticos. Publindústria.

(6) Dégremont (1989). Memento Technique de l’eau. Dégremont. Paris

(7) EPA (2001). Controlling disinfection by-products and microbial contaminants in drinking water. EPA 600-R01-110. Environmental Protection Agency. Cincinnati.

Método de Avaliação

    Trabalho laboratorial ou de campo - 100 %