Técnicas de Monitorização Biológicas
Código
0105782Créditos ECTS
6Objetivos
A fauna inter-mareal como indicador de biodiversidade:
Zonação inter mareal;
Riqueza e diversidade;
Métodos usados para o estudo de ambientes inter mareais;
Preservação e conservação;
Biomonitorização com Líquenes das condições atmosféricas sob efeito de uma unidade industrial.
1. Rever e aperfeiçoar o entendimento de conceitos biológicos básicos, tais como ambiente, biodiversidade, ecossistema, serviços dos ecossistemas; espécies nativas, endémicas, exóticas, invasoras;
2. Discutir a importância da diversidade de organismos nos processos existentes no planeta Terra;
3. Fazer uma breve introdução ao grupo de briófitos, como um dos elementos mais ricos da flora dos Açores;
4. Alertar para a importância ecológica dos briófitos;
5. Treinar competências de monitorização ambiental utilizando briófitos
Monitorização de plantas vasculares terrestres
Metodologias de amostragem de comunidades vegetais terrestre
Metodologias para a elaboração de planos de monitorização
Programa
Recorrendo sobretudo a aulas práticas pretende-se que o aluno:
1. Reconheça os ambientes inter mareais como locais indicadores de biodiversidade;
2. Conheça métodos de avaliação de diversidade nestes ambientes;
3. Seja capaz de identificar os principais organismos presentes nestes ambientes;
4. Consiga elaborar um relatório em que descreva os ambientes inter mareais nas suas várias vertentes.
5. Desenvolva um programa de monitorização com líquenes e recolha de dados por fotografia digital.
6. Habitats de ocorrência preferencial de briófitos
7. Metodologias para a elaboração de planos de monitorização
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino consistem numa série de sessões teóricas de cerca de 20% do tempo de cada um dos docentes seguida de acompanhamento dos alunos a projetos em curso bem como de trabalhos de campo envolvendo tarefas de recolha de dados e prática de metodologias de campo aplicadas a diferentes ecossistemas e taxa.
Os alunos são estimulados a dialogar individualmente ou em grupos de dois com os docentes por forma a se criar uma rotina de aprendizagem contínua e permanente esclarecimento de inevitáveis e espectáveis dúvidas.
Bibliografia
Horn, M. H.; K. L. M. Martin & M. A. Chotkowski (editors) 1999. Intertidal Fishes – Life in two Worlds. Academic Press, San Diego.
Mann, K. H. & J. R. N. Lazier 1991. Dynamics of Marine Ecosystems: Biological-Physical Interactions in the Oceans. Blackwell Scientific Publications Inc. 466pp.
Borges P.A.V. & Gabriel, R.G. (2009). Estimar extinções em ilhas oceânicas: artrópodes e briófitos. Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, 80 pp. http://www.viaoceanica.com/servicos/viabook/cita/biodiversidade/
Magurran, A.E. (1988). Ecological Diversity and Its Measurement. Croom Helm, London.
PBA (2008). Portal da Biodiversidade dos Açores. (http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt).
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Gaston, K. J. 2000. Global patterns in biodiversity. Nature, 405: 220-227.