Técnicas de Monitorização Biológicas

Código

0105782

Créditos ECTS

6

Objetivos

A fauna inter-mareal como indicador de biodiversidade:

Zonação inter mareal;

Riqueza e diversidade;

Métodos usados para o estudo de ambientes inter mareais;

Preservação e conservação;

Biomonitorização com Líquenes das condições atmosféricas sob efeito de uma unidade industrial.

1. Rever e aperfeiçoar o entendimento de conceitos biológicos básicos, tais como ambiente, biodiversidade, ecossistema, serviços dos ecossistemas; espécies nativas, endémicas, exóticas, invasoras;

2. Discutir a importância da diversidade de organismos nos processos existentes no planeta Terra;

3. Fazer uma breve introdução ao grupo de briófitos, como um dos elementos mais ricos da flora dos Açores;

4. Alertar para a importância ecológica dos briófitos;

5. Treinar competências de monitorização ambiental utilizando briófitos

Monitorização de plantas vasculares terrestres

Metodologias de amostragem de comunidades vegetais terrestre

Metodologias para a elaboração de planos de monitorização

Programa

Recorrendo sobretudo a aulas práticas pretende-se que o aluno:

1. Reconheça os ambientes inter mareais como locais indicadores de biodiversidade;

2. Conheça métodos de avaliação de diversidade nestes ambientes;

3. Seja capaz de identificar os principais organismos presentes nestes ambientes;

4. Consiga elaborar um relatório em que descreva os ambientes inter mareais nas suas várias vertentes.

5. Desenvolva um programa de monitorização com líquenes e recolha de dados por fotografia digital.

6. Habitats de ocorrência preferencial de briófitos

7. Metodologias para a elaboração de planos de monitorização

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino consistem numa série de sessões teóricas de cerca de 20% do tempo de cada um dos docentes seguida de acompanhamento dos alunos a projetos em curso bem como de trabalhos de campo envolvendo tarefas de recolha de dados e prática de metodologias de campo aplicadas a diferentes ecossistemas e taxa.

Os alunos são estimulados a dialogar individualmente ou em grupos de dois com os docentes por forma a se criar uma rotina de aprendizagem contínua e permanente esclarecimento de inevitáveis e espectáveis dúvidas.

Bibliografia

Horn, M. H.; K. L. M. Martin & M. A. Chotkowski (editors) 1999. Intertidal Fishes – Life in two Worlds. Academic Press, San Diego.

Mann, K. H. & J. R. N. Lazier 1991. Dynamics of Marine Ecosystems: Biological-Physical Interactions in the Oceans. Blackwell Scientific Publications Inc. 466pp.

Borges P.A.V. & Gabriel, R.G. (2009). Estimar extinções em ilhas oceânicas: artrópodes e briófitos. Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, 80 pp. http://www.viaoceanica.com/servicos/viabook/cita/biodiversidade/

Magurran, A.E. (1988). Ecological Diversity and Its Measurement. Croom Helm, London.

PBA (2008). Portal da Biodiversidade dos Açores. (http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt).

Borges P.A.V. & Gabriel, R.G. (2009). Estimar extinções em ilhas oceânicas: artrópodes e briófitos. Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, 80 pp.

Gaston, K. J. 2000. Global patterns in biodiversity. Nature, 405: 220-227.

Método de Avaliação