História da Arte e do Património Construído I
Código
0105787Créditos ECTS
6Objetivos
1. Inferir que é só a partir do século XVI que se encontram as condições sociais e económicas favoráveis à manifestação artística nos Açores.
2. Reconhecer que a nível de manifestações artísticas (séculos XV a XVIII) os testemunhos religiosos predominam nos Açores.
3. Identificar os movimentos artísticos nos Açores entre os séculos XV XVIII
4. Caracterizar estes movimentos artísticos numa perspetiva comparada com o ambiente artístico português e europeu.
5. Relacionar o fenómeno artístico com a realidade histórica açoriana.
6. Justificar a pertinência do estudo da Arte e do Património como matéria relevante para competências de um futuro Guia da natureza.
7. Dominar conceitos específicos inerentes ao âmbito da arte e da arquitetura.
8. Desenvolver o raciocínio lógico, da observação de imagens e da escrita.
Programa
1. A arquitetura tardo - gótica e manuelina: Características estruturais e artísticas. A simbologia Manuelina.
2. As influências da cultura flamenga na corte portuguesa e na escultura e pintura açoriana dos séculos XV a XVII.
3. O Renascimento: Os Ornatos Renascentista e a pouca adesão arquitetónica à arte Renascentista nos Açores. A arquitetura militar e a difusão dos fortes abaluartados.
4. Maneirismo: O estilo Chão e a sua aderência nos Açores, A companhia de Jesus e a sua importância na consolidação e difusão do Maneirismo. O longo Maneirismo açoriano: alguns exemplos e suas características. A escultura Maneirista e os Mestres da Sé. Características da pintura maneirista e proto-barroca.
5. Barroco a Arte da Ilusão: Importância da arquitetura micaelense para o Barroco Insular: características. A talha e a azulejaria barroca.
6. Os descobrimentos e a Arte: Características da Arte Luso-Oriental: Indo-portuguesa, cingalo-portuguesa, nipo-portuguesa e sino-portuguesa.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, onde se privilegia a análise e estudo comparativo das diferentes propostas estéticas promovendo-se interpretação e análise de imagens, com recurso ao Data Show, e onde o debate sobre os conteúdos apresentados estão sempre presentes.
Nas aulas práticas fazem-se visitas de estudo percorrendo edifícios das épocas dadas nas aulas teórico-práticas: uma na freguesia de S. Sebastião e cidade da Praia da Vitória e outras na cidade de Angra do Heroísmo.
Bibliografia
BOTTINEAU, Yves, “L’Architecture aux Açores, du Manuélin au Baroque”, in Colóquio Artes, 1977, nº35.
Dias, Pedro, Arte de Portugal no Mundo, Editor Público, 2008.
Martins, Francisco E. O, A Arte Flamenga nos Açores, GRA/SREC/DRAC, 1991.
Oliveira, António e Margarida, Imaginária em Marfim na Ilha de São Miguel. Catálogo do Museu Carlos Machado, 1989.
Oliveira, A. M. e Margarida Teves, “O Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado”, in catálogo do Museu Carlos Machado, 2006, pp.27 a 53.
Pereira, Paulo (dir.), História da Arte Portuguesa, 1995, 3 vols. Sousa, Nestor de, A arquitectura Religiosa de Ponta Delgada nos séculos XVI a XVIII, Ponta Delgada, 1986.
Ibidem, ”Programa da Arquitectura Militar Quinhentista em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo”, in Revista Arquipélago, Universidade dos Açores, Série História, 2002, vol.VI.
Ibidem, “A Arquitectura Barroca nos Açores”, in Actas do I Congresso Internacional do Barroco, 1991.
Método de Avaliação
- Apresentação escrita e outra oral, assim como relatórios das visitas de estudo e estudo - 40 %
- Frequência - 60 %