Controlo Estatístico da Qualidade
Código
0201440Créditos ECTS
3Objetivos
O principal objetivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos ferramentas de tratamento estatístico de dados fundamentais ao controlo de qualidade da indústria alimentar, quer ao nível de controlo do processo de fabrico quer da inspeção final da qualidade dos itens produzidos.
Ao longo da presente disciplina os alunos devem ser capazes de com base em dados estatísticos decidir quanto ao facto de uma operação de fabrico estar ou não fora de controlo e com base nesses mesmos dados inferir que tipo de desvio pode estar a ocorrer.
Pretende-se ainda que os alunos, com base nos riscos que o produtor ou o consumidor estão dispostos a correr, estabeleçam um plano de amostragem que permita decidir quanto à aceitação ou rejeição de um lote com uma determinada qualidade (fração de defeituosos).
Programa
CONTROLO QUALIDADE:
Objetivos do controle estatístico qualidade; Especificações de qualidade; Atributos e variáveis; Tolerância
CONTROLO DO PROCESSO:
Gráficos de controlo: Processo sob controlo; Escolha do tamanho da amostra; distribuição normal; diferenças significativas
Controlo de Variáveis: gráficos de média, desvio-padrão e amplitude; limites de controlo e especificações Controlo de Atributos: gráficos de fração de defeituosos, de no de defeituosos; de defeitos por unidade; distribuições Binomial Hipergeométrica e de Poison; Escolha do tipo de carta de controlo.
INSPEÇÃO DE QUALIDADE:
Inspeção de atributos: inspeção completa versus inspeção por amostragem; níveis de qualidade e riscos do consumidor e produtor; probabilidade de aceitação e rejeição; Curva característica de Operação (CCO); Amostragem simples e dupla de atributos: Planos de amostragem simples (especificam o risco do consumidor e produtor ou um ponto da CCO); Amostragem dupla; Escolha de um plano de amostragem.
Métodos de Ensino
O ensino da disciplina divide-se em aulas teóricas organizadas por temas, sendo constituídas no seu essencial por sessões expositivas, que servem para transmitir
os conceitos fundamentais do controle estatístico da qualidade e aulas teórico-práticas onde se resolvem exercícios. Uma componente importante do ensino assenta na discussão com os alunos, os quais são encorajados a desenvolver um pensamento claramente direcionada para a resolução de problemas na perspetiva da indústria e consequentemente ser capazes de interpretar os resultados estatísticos em termos da qualidade.
Bibliografia
Montgomery, D. C. Introduction to Statistical Quality Control, 4Th Ed, Edited by Wiley India Pvt. Limited, 2007.
Método de Avaliação
Frequência - 100 %