Biodiversidade
Código
0201442Créditos ECTS
6Objetivos
Biodiversidade e Macroecologia
1. Introduzir o conceito de biodiversidade e caracterizar a importância da diversidade biológica nas suas múltiplas facetas (genética, espécies, ecossistemas), mas com ênfase na riqueza em espécies e padrões de abundância e distribuição das espécies;
2. Demonstrar que existem vários padrões em ecologia que nos ajudam a estabelecer modelos de quantificação da riqueza e raridade das espécies;
3. Estabelecer a relação entre fragmentação dos habitats, dinâmica de populações, biogeografia insular e conservação;
4. Dominar várias ferramentas de modelação ecológica.
Ecologia Molecular
1. Apresentação da área de conhecimento Ecologia Molecular e sua multidisciplinariedade;
2. Compreensão da necessidade de conservação de dos vários níveis de biodiversidade e de diversidade genética em particular;
3. Revisão de conceitos básicos sobre evolução, material genético e genética de populações;
4. Importância de dados moleculares para a conservação da biodiversidade.
Programa
1. Biodiversidade –formas de a medir;
2. Componentes principais da riqueza em espécies: local (alfa), diferenciação espacial ou temporal (beta), e regional (gama);
3. Medidas multiplicativas vs. aditivas de diversidade beta;
4. Estimadores não paramétricos de riqueza em espécies;
5. Relação entre riqueza em espécies local e regional;
6. Raridade;
7. A relação interespecífica entre abundância e distribuição;
8. Relação “espécies – área”, a “Teoria da Biogeografia Insular” e aplicações na Biologia da Conservação.
Métodos de Ensino
Iremos dar prioridade a aulas interactivas em que o estudante terá de discutir os textos previamente agendados, de modo a permitir aos alunos receberem a informação fundamental e aplicarem os conhecimentos adquiridos em exemplos de conservação da biodiversidade. É utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria teórica mais complexa exemplificando com exercícios no âmbito de cada temática. Os exercícios são os adequados ao desenvolvimento das competências em Biodiversidade, Macroecoologia e Ecologia Molecular. Tendo em conta que o sucesso na disciplina não é compatível com um estudo pontual, torna-se útil a implementação de processos que contrariem esta tendência. O recurso a leituras contínuas de textos obriga os alunos a acompanhar de perto o desenrolar da matéria. Por outro lado, o envolvimento dos alunos em projectos coordenados pelo docente da unidade curricular vão permitir a ponte entre os aspectos teóricos e a prática da investigação científica no Grupo da Biodiversidade dos Açores. Na sua organização, o programa da disciplina de Biodiversidade reflecte a visão de biodiversidade recentemente proposta por Hubbell (2001) que considera que esta é sinónima de riqueza em espécies e da abundância relativa das espécies no espaço e no tempo. Assim, a primeira parte da disciplina é dedicada à apresentação das múltiplas formas com que a "riqueza em espécies" pode ser caracterizada e medida, enquanto a segunda parte da disciplina se dedica ao estudo dos padrões de distribuição e abundância das espécies que definem a sua riqueza local e regional e a sua raridade no espaço e no tempo. A disciplina continua com a revisão da "Teoria da Biogeografia Insular" e a sua aplicação à biologia da conservação e finalmente o estudo da importância de dados moleculares para a conservação da biodiversidade
Bibliografia
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