Turismo e Valores Patrimoniais
Código
0103021Créditos ECTS
6Objetivos
Dotar os discentes de conhecimentos relacionados com as estratégias adotadas para o sector do turismo nível nacional e regional, sensibilizando-os para a importância do património existente contribuindo para o aumento da estada média e redução da sazonalidade com a elaboração de pacotes, itinerários ou rotas turísticas; No final, espera-se terem competência para identificar os produtos turísticos existentes na RAA, dominar linguagem técnica e contribuir na criação de produtos turísticos no âmbito do Turismo na Natureza e do Touring Cultural e Paisagístico;
Programa
1. Turismo nos Açores: Sua evolução, Análise e Caracterização;
2. Estratégias para o Turismo a nível Nacional (PENT) e Regional (POTRAA, Plano de Marketing e PEAT)
3. Produtos Turísticos Estratégicos para a RAA de acordo com o PENT e POTRAA
4. Turismo de Natureza
4.1. Caracterização do perfil do turista adepto do Turismo de Natureza
4.2. Estratégias diferenciadoras para a RAA
4.3. Mercados importantes para a Região;
5. Touring Cultural e Paisagístico
6. Geoparque Açores
7. Princípios básicos para a criação de uma Rota
Métodos de Ensino
O programa teórico da disciplina está organizado em blocos temáticos e é apoiado em aulas presenciais e por projeções dos tópicos das matérias bem como por ilustrações alusivas e pela presença de pessoas convidadas que tragam e partilhem o seu conhecimento das diferentes áreas abordadas. A componente prática será essencialmente dedicada à criação de uma rota temática recorrendo aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Bibliografia
SILVA, Francisco, ALMEIDA, Mª do Céu (2011) – Plano Estratégico de Animação Turística para os Açores, Associação Regional de Turismo
SILVA, Francisco, TOSTE, José, LEANDRO, Cátia (2013) - Contributos para a Valorização do Touring Cultural e Paisagístico nos Açores, Revista Atlântida, IAC
SREA. (2007). Estudo sobre os turistas que visitam os Açores: 2005-2006. Angra do Heroísmo: Serviço Regional de Estatística dos Açores;
Turismo de Portugal (2007) PENT – Plano Estratégico Nacional para o Turismo
OMT – Código Mundial de Ética para o Turismo
Método de Avaliação
- Frequência - 40 %
- Trabalho prático - 60 %