Turismo e Valores Patrimoniais
Código
0103021Créditos ECTS
6Objetivos
Dotar os discentes de conhecimentos relacionados com as estratégias adotadas para o sector do turismo nível nacional e regional, sensibilizando-os para a importância do património existente contribuindo para o aumento da estada média e redução da sazonalidade com a elaboração de pacotes, itinerários ou rotas turísticas; No final, espera-se terem competência para identificar os produtos turísticos existentes na RAA, dominar linguagem técnica e contribuir na criação de produtos turísticos no âmbito do Turismo na Natureza e do Touring Cultural e Paisagístico;
Programa
Métodos de Ensino
As aulas combinam exposição de conteúdos, discussão de temas em grupo, análise de exemplos práticos e realização de exercícios. São também propostos pequenos trabalhos individuais ou de grupo para aplicar os conhecimentos trabalhados nas aulas.
Bibliografia
Almeida e Abranja. (2009). Turismo e Sustentabilidade. Cogitur: Journal of Tourism Studies.
Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D. & Wanhill, S. (2007). Turismo: princípios e práticas. (3ª edição). Brasil: Bookman Editora.
Cunha, L. (2001). Introdução ao turismo. Lisboa: Editorial Verbo.
DMO. (2021). Plano de Ação 2019-2030 da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores.
Governo Regional dos Açores. (2016). Plano Estratégico e de marketing do turismo dos Açores. Açores.
Moniz, A. (2006). A Sustentabilidade do Turismo em Ilhas de Pequena Dimensão: o Caso dos Açores. Dissertação de Doutoramento, Departamento de Economia e Gestão – Universidade dos Açores, Portugal.
Organização Mundial do Turismo. (1999). O Código Mundial de Ética do Turismo. Santiago do Chile.
Turismo de Portugal, I.P. (2011). Plano Estratégico Nacional do Turismo – Propostas para Revisão no Horizonte 2015 – Versão 2.0.
Turismo de Portugal, I.P. (2017). Estratégia Turismo 2027.
