Técnicas de Monitorização Ambiental

Código

0105785

Créditos ECTS

6

Objetivos

A disciplina é constituída por 3 blocos orientados para o conhecimento da teoria e das técnicas de proteção ambiental em relação à qualidade da água de sistemas naturais (1), ciclo urbano da água (2) e gestão de resíduos sólidos (3).

Conhecer conceitos gerais de qualidade da água nos meios naturais, reservatórios e massas de água subterrânea. Conhecer as técnicas de amostragem e os parâmetros que permitem avaliar a qualidade da água. Planos de avaliação e monitorização da qualidade da água exigidos por Lei. Pretende-se que os alunos adquiram o conhecimento relativo às componentes que constituem o ciclo urbano da água, seu funcionamento e princípios de gestão dos sistemas tendo em vista a segurança das pessoas e ambiente (2).

Pretende-se que os alunos adquiram formação na área da Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), necessária em termos de cidadania, mas indispensável ao desempenho de cargos técnicos em empresas públicas ou privadas, nas áreas do Ambiente e administração pública (3).

Programa

Bloco 1:

Conceitos gerais de qualidade da água de sistemas naturais. Regulamentação da qualidade da água de acordo com a legislação. Parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Indicadores ecológicos de qualidade. Ações antropogénicas e qualidade. Redes de monitorização.

Bloco 2:

Componentes dos sistemas de águas e de águas residuais. Sistemas de abastecimento de água para consumo humano e legislação aplicável. Sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais. Tratamento, reutilização, parâmetros de qualidade, legislação aplicável para descarga.

Bloco 3:

Ambiente no Tratado da UE. Política e legislação da UE na prevenção, produção e gestão de resíduos. Princípios e conceitos básicos de GRS na legislação. Gestão das tipologias de resíduos. Equipamentos. Produção, tratamento, valorização e eliminação de resíduos. Legislação de Aterros Sanitários. Valorização: fileiras e fluxos de resíduos e resíduos biodegradáveis. Gestão de resíduos e sub-produtos de origem animal.

Métodos de Ensino

As metodologias principais de ensino são a exposição e explicação dos fundamentos teóricos prévios e basilares do programa de cada um dos blocos que integram a unidade curricular que considera os seus múltiplos elementos estruturantes, utilizando a maior variedade possível de recursos didáticos, incluindo os que são oferecidos pelas novas tecnologias de comunicação, informação e de pesquisa, devendo desenvolver nos alunos capacidades de pesquisa, raciocínio, imaginação, sensibilidade para o essencial da temática estudada bem como espírito crítico e inovador até na formulação de proposta para novas soluções para algumas das questões estudadas. As aulas práticas são lecionadas no campo com colheita de amostras e medições in situ.

Bibliografia

BARTRAM, J. & BALLANCE, R. (Eds.). 1996. Water Quality Monitoring, 2nd. Ed., UNEP/WHO, E & FN Spon, 383 pp.

BRASSINGTON, R., 1998. Field Hydrogeology. J. W. & Sons. NY

CHAPMAN, D. (Ed.). 1996. Water Quality Assessments, 2nd. Ed., UNEP/WHO, E & FN Spon, 626 pp.

SAWYER, C. & McCarty, P. 1978. Chemistry for Environmental Eng., 3rd. Ed., McGraw-Hill Int. Ed., 532 pp.

SPELLMAN, F.R. 2008. The Science of Water, CRC Press, 422 pp.

DL n.º 306/07, de 27/8

DR n.º 23/95, de 23/8

DL152/97, de 19/6

DL 135/2009, de 3/6

DLR n.º 18/2009/A, de 19/10

“Gestão de Resíduos”; Martinho, M. G. e M. G. Gonçalves; Universidade Aberta. 1999.

Resíduos (Legislação e Jurisprudência) – Colecção Ambiente – c/ Cd-ROM (2008) ;Porto Editora; Autor: RMV &

Associados Resíduos (Legislação e Jurisprudência) – Colecção Ambiente – c/ Cd-ROM (2008)

“Resíduos Sólidos e Urbanos – Princípios e Processos”; Levy Quinhones e Artur Cabeças; Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente. 2006.

Método de Avaliação