Técnicas Laboratoriais
Código
0105769Créditos ECTS
6Objetivos
Nesta disciplina pretende-se numa primeira abordagem que os alunos reconheçam a utilidade dos procedimentos elementares de técnicas de laboratório, na resolução, de forma eficaz, de situações quotidianas. Pretende-se ainda que os alunos entendam a importância dos corretos procedimentos de colheita da amostra, dos quais depende a fiabilidade dos resultados finais. Ao longo da presente disciplina é fundamental que os alunos dominem os princípios subjacentes aos métodos utilizados no laboratório para quantificar diferentes analitos, assim como desenvolvam aptidões para o trabalho em laboratório, nomeadamente manipular corretamente os materiais, equipamentos e aplicar técnicas experimentais simples. Finalmente, esta disciplina tem por objetivo colocar os alunos perante situações reais, em que sejam confrontados com a necessidade de fazer uso dos conceitos teóricos adquiridos, como por exemplo a preparação duma solução de soro fisiológico.
Programa
1. Introdução ao laboratório: segurança, equipamentos, procedimentos e Boas Práticas de Laboratório (BPL).
2. Amostragem e preparação de amostras (base para todos os métodos).
3. Soluções: preparação, concentração, densidade e diluição seriada.
4. Medições e incertezas: balanças, material volumétrico e diluições.
5. Espectrofotometria: absorbância, lei de Beer-Lambert e curvas de calibração.
6. Técnicas volumétricas: titulações ácido-base, indicadores ácido-base e redox.
7. Tratamento estatístico de dados experimentais: precisão, exatidão, limites de deteção (LOD) e de quantificação (LOQ).
Métodos de Ensino
Metodologia centrada no aprender-fazendo, com aula invertida e prática guiada. Antes das sessões, microvídeos e quizzes ativam conceitos e segurança. Em aula, breve enquadramento e trabalho por estações; duplas alternam analista/observador com checklist de qualidade. Após a aula, registo em caderno de laboratório eletrónico com dados, cálculos, incerteza e reflexão sobre erros. Progressão: BPL e segurança → amostragem (caso piscina) → soluções (concentração, diluições, SOP) → pH, equilíbrio e titulações → espectrofotometria (Beer-Lambert, curvas). QA/QC integrado (brancos, duplicados, linearidade, limites de deteção e quantificação). Ensino baseado em problemas e correção de erros comuns (pipetagem, menisco, baseline). Avaliação contínua e coerente: quizzes e micro-relatórios, relatórios de módulo, avaliação feed-forword do caderno de laboratório e prova prática por estações. Alinha teoria, prática e avaliação, desenvolvendo desempenho técnico, análise crítica e decisão fundamentada.
Bibliografia
APHA/AWWA/WEF — Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 24th ed., 2023.
Eurachem/CITAC — Quantifying Uncertainty in Analytical Measurement, 3rd ed., 2012
Harris, D. C.; Lucy, C. A. — Quantitative Chemical Analysis, 11th ed., 2025 (©2026).
Nielsen, S. S. (ed.) — Nielsen’s Food Analysis, 6th ed., 2024.
OECD — Principles of Good Laboratory Practice (texto base revisto em 1997; série GLP com documentos atualizados 2022–2024).
Skoog, D. A.; Holler, F. J.; Crouch, S. R. — Principles of Instrumental Analysis, 7th ed., 2017.
Thomas, O.; Burgess, C. — UV-Visible Spectrophotometry of Water and Wastewater, 2nd ed., 2017.
Tzia, C., & Varzakas, T. (Eds.). Handbook of Food Processing, 2 vol set (1st ed.) CRC Press, 2015.
Wright, S., McCrea, D., Handbook of Organic Food Processing and Production, Blackwell Science, 2000.
