Técnicas Laboratoriais

Código

0105769

Créditos ECTS

6

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se numa primeira abordagem que os alunos reconheçam a utilidade dos procedimentos elementares de técnicas de laboratório, na resolução, de forma eficaz, de situações quotidianas. Pretende-se ainda que os alunos entendam a importância dos corretos procedimentos de colheita da amostra, dos quais depende a fiabilidade dos resultados finais. Ao longo da presente disciplina é fundamental que os alunos dominem os princípios subjacentes aos métodos utilizados no laboratório para quantificar diferentes analitos, assim como desenvolvam aptidões para o trabalho em laboratório, nomeadamente manipular corretamente os materiais, equipamentos e aplicar técnicas experimentais simples. Finalmente, esta disciplina tem por objetivo colocar os alunos perante situações reais, em que sejam confrontados com a necessidade de fazer uso dos conceitos teóricos adquiridos, como por exemplo a preparação duma solução de soro fisiológico.

Programa

Componente teórica: Amostragem; Amostras de alimentos, águas e solos. Conceitos relacionados com soluções: que é uma solução; o conceito de concentração (molar, percentual e ppm); fatores de diluição e concentração; Curva de solubilidade e o conceito de densidade. Breve caracterização da Espectrofotometria; Absorvância; Lei de Beer-Lambert; Solução padrão e Curva de calibração. Conceitos de ácido e base; força de ácidos e bases; equilíbrio ácido-base; pH; métodos potenciométrico e colorimétrico; indicadores ácido-base.

Componente prática: Amostragem: Colheita de amostras de piscina para avaliação de Cl residual. Soluções: Resolução de exercícios; preparação de soluções. Espectrofotométria: Curvas de calibração; Determinação da concentração de nitratos em águas residuais; Avaliação do poder antioxidante dum sumo de laranja. Titulações ácido-base: Exercícios para calcular pH; Determinação da alcalinidade de lamas duma ETAR e concentração de ácido acético num vinagre comercial.

Métodos de Ensino

O ensino da UC assenta sobre 3 pilares fundamentais: aulas teóricas, aulas teórico-práticas e aulas práticas (laboratoriais). As aulas teóricas estão organizadas por temas, sendo constituídas no seu essencial por sessões expositivas, que servem para introduzir conceitos fundamentais de técnicas laboratoriais. Uma componente importante do ensino assenta na discussão com os alunos, os quais são encorajados a desenvolver um pensamento crítico. Os trabalhos laboratoriais são elaborados individualmente ou em grupos, sendo os resultados obtidos utilizados nas aulas teórico-práticas para o cálculo de concentrações, fatores de diluição, pH, etc…É obrigatória a frequência a pelo menos 70% das aulas práticas.

Bibliografia

Skoog,West and Holler, 1996, Fundamentals of Analytical Chemistry, 7th ed. Saunders College Publishing

Skoog, Douglas, West, Donald and Holler, 1996, Principles of Instrumental Analysis, 7th ed. Saunders College Publishing

Gonçalves, M. L., Métodos Instrumentais para Análise de Soluções. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Nielsen. 2003. Food Analysis Laboratory Manual. Kluwer Academic/Plenum Publishers

Método de Avaliação