Etologia e Ética na Produção Animal

Código

0200717

Créditos ECTS

5

Objetivos

A disciplina de EEPA visa despertar no aluno o interesse pela discussão e estudo das questões mais relevantes da Etologia Animal, fornecendo-lhe os conhecimentos necessários à compreensão dos fenómenos bio-etológicos nas suas múltiplas vertentes. Tendo em atenção os principais grupos de vertebrados explora-se, inicialmente, o conceito de utilização e necessidades espaciais bem como a organização social dos animais. Continuamente, ao longo do programa e sempre que tal se revele necessário, são elaboradas comparações entre espécies domésticas e afins selvagens. Gregarismo, hierarquias e comportamentos agonísticos bem como relacionamentos interespecíficos além da evolução dos processos de domesticação são especialmente desenvolvidos. O conhecimento de Legislação relativa às normas de Bem-estar animal são igualmente atributos da disciplina. Comportamentos anormais e taras comportamentais, esquizofrenias e comportamentos psicóticos e manipulação e contenção animal completam o programa.

Programa

1. Introdução; Apresentação; Objetivos; Indicação da Bibliografia; Avaliação.

2. A Etologia como Ciência; De há 150.000 anos até à atualidade; Instinto, comportamentos inatos e aprendizagem; Agressividade e apaziguamento; Mecanismos de agressão e agressividade; Mecanismos de atenuação da agressividade e apaziguamento social; Imprinting e comportamentos agonísticos; Comportamentos sexuais e reprodutivos; Cuidados parentais

3. Comportamento social

3.1. Estruturas sociais

4.1.1. Tipos de hierarquias

3.2. Comunicação

4.2.1. Interespecífica

4.2.2. Intraespecífica

3.3. Gregarismo e espécies solitárias

4. Organização do comportamento

4.1. Alimentação e abeberamento

4.1.2. Comportamento alimentar

4.1.3. Abeberamento e procura de água

4.2. Locomoção

4.3. Estrutura do espaço

4.3.1. Espaço total e área Residencial

4.3.2. Territórios e área individual

5. Stress e Bem-estar animal

5.1. Princípios gerais

5.2. Fisiologia

5.3. Reações de stress

5.4. Legislação

Métodos de Ensino

A matéria teórica constante do programa desenvolve-se em uma aula semanal.

As aulas teóricas, sempre que possível, deverão relacionar-se com exemplos práticos, preferencialmente com estudos de caso.

AULAS PRÁTICAS: A matéria prática constante do programa consiste no acompanhamento de trabalhos de campo em curso, visitas de estudo, participação em experiências e trabalhos laboratoriais e visionamento de videogramas e outros meios auxiliares audiovisuais bem como a discussão de trabalhos de síntese e relatórios.

Bibliografia

Alcock, J. 1989. Animal Behaviour – An Evolutionary Approach (4th Edition). Sinauer Associates, Sunderland, Massachussets.

Brown, J. L. 1975. The Evolution of Behaviour. Norton, N.Y.

Dawkins, M. S., T. R. Halliday & R. Dawkins (editors) 1991. The Tinbergen Legacy. Chapman & Hall, London.

Dröscher, V. B. 1979. Sobreviver – A Grande Lição do Reino Animal. Livros do Brasil, Lisboa.

Fraser, A. F. (ed.) 1985. Ethology of Farm Animals – A Comprehensive Study of the Behavioural Features of the Common Farm Animals. Elsevier, N. Y.

Godin, J.-G. J. (editor) 1988. Behavioural Ecology of Teleost Fishes. Oxford University Press Inc., N.Y.

Goodenough, J., B. McGuire & R. A. Wallace 1993. Perspectives on Animal Behavior. John Wiley & Sons, N. Y.

Houpt, K. A. 2005. Domestic Animal Behaviour (4th Edition). Blackwell Publishing, Oxford, U.K.

Jensen, P. (ed.) 2005. The Ethology of Domestic Animals – An Introductory Text (3rd Edition). CABI Publishing, Wallingford, U. K.

Método de Avaliação