Flora e Vegetação da Macaronésia
Código
0105771Créditos ECTS
6Objetivos
1. Conhecer a singularidade ecológica dos meios insulares e em particular da Macaronésia e a sua história natural.
2. Flora e de vegetação, atributos e diferenças. Constituição das plantas e suas características morfo-anatómicas.
Principais regras de nomenclatura.
3. Origem, corologia e biogeografia da Flora da Macaronésia. Endemismos e os fenómenos evolutivos em ilhas.
4. Desenvolver capacidade de identificar as plantas naturais, bem como das espécies introduzidas.
5. Elementos bioclimáticos e vulcanológicos essenciais à ecologia e padrões de distribuição da Flora e da Vegetação. Origem dos tipos de vegetação natural, as suas tendências biogeográficas.
6. Principais tipos de vegetação natural da Macaronésia e a capacidades de os identificar. Reconhecer e compreender a paisagem natural e o resultado da sua interação com o Homem na matriz da paisagem atual.
7. Conhecer as principais plantas e tipos de vegetação protegidos, e regulamentação a considerar nos Açores.
Programa
Objetivos de aprendizagem
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Conhecer a singularidade ecológica dos meios insulares e em particular da Macronésia e a sua história natural. Reconhecer os conceitos de Flora e de vegetação, atributos e diferenças. Constituição das plantas e suas características morfo-anatómicas. Principais regras de nomenclatura. Desenvolver capacidade de identificar as plantas naturais, bem como das espécies introduzidas.
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Conhecer a Origem, corologia e biogeografia da Flora da Macaronésia e dos Endemismos e os fenómenos evolutivos em ilhas.
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Conhecer Elementos bioclimáticos e vulcanológicos essenciais à ecologia e padrões de distribuição da Flora e da Vegetação. Origem dos tipos de vegetação natural, as suas tendências biogeográficas.
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Identificar os principais tipos de vegetação natural da Macaronésia e a capacidades de os identificar. Reconhecer e compreender a paisagem natural e o resultado da sua interação com o Homem na matriz da paisagem atual.
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Conhecer as principais plantas e tipos de vegetação protegidos, e regulamentação a considerar nos Açores.
Conteúdos programáticos
Programa Teórico
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A Macaronésia e o seu enquadramento biogeográfico
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Flora
- Origem e biogeografia
- A Flora natural, endémica e a introduzida. Principais taxa
- Fenómenos evolutivos e biodiversidade
- Ecologia em meios insulares
- Valores patrimoniais e conservação.
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Vegetação
- Fatores ecológicos da Macaronésia e os grandes tipos de vegetação e sua ecologia.
- Classificação da vegetação
- Processos funcionais e adaptação aos meios insulares.
- O Homem no meio insular e a transformação da paisagem vegetal
- A vegetação como Recurso patrimonial e valorização ambiental.
Programa Prático
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Visita de estudo às principais formações vegetais dos Açores.
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Técnicas de identificação das principais espécies da Flora dos Açores, no campo.
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Reconhecimento dos principais habitats destas espécies e suas características ecológicas.
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Aplicação de metodologia de identificação e diagnóstico dos tipos de habitats, vegetação naturais e protegidas dos Açores.
Métodos de Ensino
Os meios insulares têm sido fundamentais no conhecimento em ecologia e conservação e a Macaronésia constitui um centro de atenções da UE. Dar a conhecer este património, desenvolver ferramentas para a sua identificação no campo e compreender o seu valor e conservação é de imensa importância num curso que tem a Natureza como campo de formação. As matérias estão organizadas com 50% das aulas de campo, em contacto com a flora e da vegetação. Uma parte dos objetivos - reconhecimento e identificação - são aqui desenvolvidos. Pretende-se uma base sólida teórica, assentes numa visão ecológica e de valorização e para a vegetação. Os Açores fornecem um ambiente com uma paisagem diversa e grandes espaços naturais, hoje reunidos num Parque Natural, de onde será tirado o máximo proveito na concretização dos objetivos, adquirindo capacidades de interpretar o meio insular.
Metodologias de ensino
Do programa, 50% das aulas são dadas em visitas de estudo e observação de campo e as outras em laboratório e sala de aula. Os métodos a adotar implicam exposição e explanação dos conteúdos, com base em imagens na sala ou de observação direta no campo, com visitação às principais áreas do Parque Natural, onde se poderá contactar com a maioria das espécies da Flora e dos tipos de vegetação. A discussão com elementos do Parque e a visitação de situações problemáticas permite reconhecer os problemas da sua conservação e valorização.
Algumas visitas de estudo são realizadas em áreas de desenvolvimento de projetos científicos ou de conservação, o que permite o conhecimento e muitas vezes leva á participação voluntária em trabalhos em desenvolvimento. Todos os anos são disponibilizadas bolsas de iniciação á investigação nesta área para as quais tem sido convidados alunos. Na literatura fornecida são apresentados trabalhos realizados no campus o que permite uma discussão em torno desses projetos, levando os alunos a contactarem com as motivações e problemas que as atividades científicas levantam. A elaboração do Herbário com critérios científicos e muitas vezes integrado no Herbário da Universidade permite desenvolver um elevado nível de responsabilidade e de proximidade com a recolha de dados científicos.
Bibliografia
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