Fitoquímica e Farmacognosia II

Código

0105216

Créditos ECTS

6

Objetivos

Conhecimento das vias metabólicas da biossíntese vegetal; enquadramento dos metabolitos secundários nos grupos químicos e nas linhas biogenéticas de origem. Utilização das plantas em terapêutica: fonte de moléculas ativas usadas diretamente pela indústria farmacêutica (sobretudo de alcaloides e cardiotónicos) e de moléculas base para semissíntese de compostos com uso terapêutico, ou como estruturas líder para estudo de novas moléculas com uso terapêutico (sobretudo moléculas de núcleos esteroide e alcaloide).

Conhecimento aprofundado dos metabolitos secundários de origem natural mais frequentemente usados como princípios ativos na terapêutica atual.

Programa

1. Via do mevalonato e via da desoxixilulose ou da 2-C-metil-D-eritritol 4-fosfato

2. Óleos essenciais

3. Iridoides e secoiridoides

4. Fármacos resinosos

5. Saponósidos

6. Cardiotónicos

7. Incorporação do azoto nas vias biossintéticas dos vegetais

8. Glucosinolatos

9. Heterósidos cianogénicos

10. Alcaloides

10.1. Generalidades.

10.2. Alcaloides derivados da ornitina

10.3. Alcaloides derivados da lisina

10.4. Alcaloides derivados do ácido nicotínico

10.5. Alcaloides derivados da fenilalanina e da tirosina

10.6. Alcaloides derivados do triptofano

10.7. Alcaloides derivados da histidina

10.8. Alcaloides terpénicos

11. Xantinas

12. Compostos bioativos de animais marinhos: saponósidos (triterpénicos e esteroídicos) e alcaloides

13. Compostos bioativos dos batráquios

Métodos de Ensino

Blended-learning, com disponibilização de material na plataforma de e-learning da U.Porto.
Ensino teórico: 2h/semana.
Ensino laboratorial: 2h/semana.

Bibliografia

Bruneton, J. Pharmacognosie, Phytochimie, Plantes Médicinales. Ed. TEC & DOC, Paris, 4ª ed., 2009.

Costa, A.F. Farmacognosia, volume III. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 3ª ed., 2001.

Proença da Cunha, A. Farmacognosia e Fitoquímica. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 4ª ed, 2014.

Farmacopeia Portuguesa IX.

Método de Avaliação

  • Componente laboratorial - 25 %
  • Frequência - 75 %