Sistemas de Produção em Agricultura
Código
01100040Créditos ECTS
6Objetivos
1. Caracterização dos agroecossistemas de produção agrícola, animal, florestal e agroflorestal
2. Adquirir competências nas práticas culturais mais relevantes, nomeadamente na mobilização do solo, fertilização, sementeira, proteção das culturas e colheita.
3. Saber calcular os rendimentos dos equipamentos e a potência da tração e a dimensão das máquinas que se lhes pode acoplar. Otimizar a utilização de máquinas agrícolas.
Programa
1. Maneio ambiental
2. Sistemas de produção agrícola
3. Sistemas de produção animal
4. Sistemas de produção florestal
5. Sistemas de produção agroflorestais
6. Operações agrícolas
6.1 Utilização de equipamentos agrícolas
6.2 Trabalho e preparação do terreno
6.3 Fertilização
6.4 Sementeiras e plantações
6.5 Proteção das culturas
6.6 Colheita e conservação
Métodos de Ensino
Aulas teóricas em todos os capítulos.
Aulas teórico práticas e práticas nos capítulos 6.2-6.6
Bibliografia
Árvores e Florestas de Portugal. Liga para a proteção das florestas. Fundação Luso Americana, 2007
Briggs, D., Courtney, F., 1989. Agriculture and Environment. The physical geography of temperate agricultural systems. Longman, Scientific & Technical
Briosa, F. 1984. Glossário Ilustrado de mecanização Agrícola. Lisboa
Daniels, P.W., Helms, U.E., Baker, F.S., 1982. Princípios de Silvicultura. MacGraw Hill
Loomis, R.S., Connor, D.J., 2002. Ecologia de cultivos – Productividad y manejo en sistemas agrarios. Ediciones Mundi-Prensa
Mazoyer, M., Rondart, L., 1988. História das agriculturas do mundo. Instituto Piaget
Nair, R., 1993. An Introduction to Agroforestry. Kluwer Academic Publishers. Dordrecht
Ortiz-Cañavate, J. 1980. Las Maquinas Agricolas y su Aplicacion. Ediciones Mundi-Prensa
Steinfeld, H.,Gerber, P., Wassenaar, T., Castel, V., Rosales, M., Haan, C,, 2006. Livestock’s long shadow – environmental issues and options. Food and Agriculture Organization of the United Nations, Rome
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 45 %
- 2.ª Frequência - 45 %
- Resolução de problemas teórico-práticos - 10 %