Sistemas de Produção em Agricultura

Código

01100040

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Caracterização dos agroecossistemas de produção agrícola, animal, florestal e agroflorestal

2. Adquirir competências nas práticas culturais mais relevantes, nomeadamente na mobilização do solo, fertilização, sementeira, proteção das culturas e colheita.

3. Saber calcular os rendimentos dos equipamentos e a potência da tração e a dimensão das máquinas que se lhes pode acoplar. Otimizar a utilização de máquinas agrícolas.

Programa

1. Maneio ambiental

2. Sistemas de produção agrícola

3. Sistemas de produção animal

4. Sistemas de produção florestal

5. Sistemas de produção agroflorestais

6. Operações agrícolas

6.1 Utilização de equipamentos agrícolas

6.2 Trabalho e preparação do terreno

6.3 Fertilização

6.4 Sementeiras e plantações

6.5 Proteção das culturas

6.6 Colheita e conservação

Métodos de Ensino

Aulas teóricas em todos os capítulos.
Aulas teórico práticas e práticas nos capítulos 6.2-6.6

Bibliografia

Árvores e Florestas de Portugal. Liga para a proteção das florestas. Fundação Luso Americana, 2007

Briggs, D., Courtney, F., 1989. Agriculture and Environment. The physical geography of temperate agricultural systems. Longman, Scientific & Technical

Briosa, F. 1984. Glossário Ilustrado de mecanização Agrícola. Lisboa

Daniels, P.W., Helms, U.E., Baker, F.S., 1982. Princípios de Silvicultura. MacGraw Hill

Loomis, R.S., Connor, D.J., 2002. Ecologia de cultivos – Productividad y manejo en sistemas agrarios. Ediciones Mundi-Prensa

Mazoyer, M., Rondart, L., 1988. História das agriculturas do mundo. Instituto Piaget

Nair, R., 1993. An Introduction to Agroforestry. Kluwer Academic Publishers. Dordrecht

Ortiz-Cañavate, J. 1980. Las Maquinas Agricolas y su Aplicacion. Ediciones Mundi-Prensa

Steinfeld, H.,Gerber, P., Wassenaar, T., Castel, V., Rosales, M., Haan, C,, 2006. Livestock’s long shadow – environmental issues and options. Food and Agriculture Organization of the United Nations, Rome

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 45 %
  • 2.ª Frequência - 45 %
  • Resolução de problemas teórico-práticos - 10 %