Embriologia e Anatomia I
Código
01100167Créditos ECTS
6Objetivos
Nesta unidade curricular tem como principais objetivos:
- o estudo dos conceitos básicos de embriologia, dando especial importância aos conhecimentos com relevância clinica;
- adquirir os conhecimentos adequados da conformação, desenvolvimento embrionário e malformações congénitas do aparelho locomotor das principais espécies domésticas.
Destacar os aspectos anatómicos mais relevantes, nomeadamente no que concerne à sua aplicação a outras unidades curriculares;
-pretende-se que os alunos desenvolvam competencias na area da osteologia, miologia e artrologia do pescoço, tronco, membro pélvico e membro torácico.
Programa
Introdução à embriologia e anatomia.
Gametogénese. Fecundação. Estudo da segmentação, morulação, blastulação.
Gastrulação. Diferenciação dos folhetos germinativos.
Implantação. Membranas fetais. Circulação embrionária.
Placentação. Período fetal. Alterações no período perinatal.
Desenvolvimento embrionário das extremidades.
Conceitos gerais de Osteologia, Artrologia e Miologia.
Conceitos gerais do sistema nervoso e sistema cardiovascular.
Articulação escapulo-humeral, cotovelo,rádio-cubital e articulações da mão .
Músculos fixadores da escápula, motores do úmero, peitorais, motores do cotovelo, motores da mão.
Vascularização e inervação do membro torácico.
Articulação da cintura pélvica, joelho e pé e músculos motores do fémur, perna e pé.
Vascularização e inervação do membro pélvico.
Tegumento Comum. Pele. Modificações cutâneas: Glândulas cutâneas, almofadas plantares e palmares, órgãos digitais terminais (Unha, garra e casco).
Métodos de Ensino
As aulas teóricas serão do tipo magistral, com exposição dos temas por parte do docente, motivando a participação e intervenção dos discentes.
Nas aulas práticas por sua vez, pretende-se que o aluno tenha um papel fundamental na dinamização do processo de aprendizagem. Desta forma o aluno será estimulado a recolher o seu próprio material didáctico e a organizar o seu processo de aprendizagem. A aprendizagem cooperativa é utilizada como estratégia no ensino prático. Nestas aulas os alunos são divididos em pequenos grupos de 3 a 4 alunos que dissecam/estudam por peças anatómicas, tutelados pelo docente. Os trabalhos de dissecação são totalmente feitos pelos alunos. As espécies mais utilizadas nas aulas são equinos, pequenos ruminantes, gatos, cães e suínos.
Bibliografia
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