Agricultura Geral, Ecologia e Gestão Ambiental
Código
01100195Créditos ECTS
3Objetivos
Apreender conceitos fundamentais no domínio da Dinâmica dos Ecossistemas. Aplicar conceitos adicionais como "stress" ambiental, integridade ecológica, indicadores de integridade, bioindicadores, adaptação e evolução na abordagem dos grandes problemas ambientais da atualidade, com ênfase no seu caráter multifacetado que abarca os aspetos biológicos, ambientais e antropológicos nas suas interdependências, na sua complexidade e na sua dinâmica própria. Fornecer ensinamentos de base sobre as relações entre o meio e as culturas, sobre sistemas de agricultura e de produção agro-pecuária. Conhecimentos sobre as diferentes técnicas e práticas de cultivo vegetal e as principais operações utilizadas na produção agro-pecuária. Estudo das principais culturas cujo objectivo principal é a alimentação animal.
Programa
Integridade Ecológica dos Ecosistemas; “Stress” Ambiental; O conceito operacional de Ecossistema; Escala e Hierarquia; Comunidade e População no estudo da Dinâmica dos Ecossistemas; Indicadores e monitorização de Integridade dos Ecossistemas; Bioindicadores da qualidade da água, solo e ar. Ambientes extremos e adaptação. Variação genética e "stress" ambiental. Extinções. Elementos tóxicos. Acidificação. Declínio florestal. Eutrofização. Pesticidas. Biodiversidade. Ecotoxicologia. Gestão Ambiental. Modelação dinâmica.Sistemas de Agricultura. Sistemas agro-pecuários. O ambiente e a produção agrícola. Relação entre planta e o meio ambiente. Crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas. Principais técnicas de produção agrícola. Principais produções destinadas à alimentação animal. Forragens, pastagens, cereais e proteaginosas. Integração das diversas produções na exploração agro-pecuária. Principais riscos de toxicidade e compostos anti-nutricionais em plantas.
Métodos de Ensino
A exposição dos conteúdos programáticos faz-se com recurso a meios audiovisuais com figuras e quadros de
sistematização de informação para uma melhor compreensão dos assuntos. Nas atividades com caráter prático, é fornecido ao aluno um protocolo com os objetivos, a descrição do trabalho a executar, resultados e conclusões a obter e a bibliografia a consultar. Quando aplicada em contextos relacionados com a gestão eco-ambiental, a formação faz ênfase na relevância da componente da Ecologia Aplicada. Nas aulas práticas os alunos efetuam protocolos para determinação de valores LC50 e testes de efeitos sub-letais em organismos. Utilizam software de gestão ambiental e de modelação dinâmica; instalações e materiais vários para a execução dos protocolos, além de software cedido pelo docente.
Avaliação periódica: 2 testes escritos, trabalhos e participação.
Exame Final: alunos que obtenham frequência mas não realizem a avaliação periódica ou obtenham nota final inferior a dez valores.
Bibliografia
Freedman, B.. Environmental Ecology.
Jørgensen, S.E., Costanza, R., & Xu, F. Handbook of Ecological Indicators for Assessment of Ecosystem Health.
Woodley, S., Kay, J., & George, F.. Ecological Integrity and the Management of Ecosystems.