Zootecnia e Produção Animal

Código

01100375

Créditos ECTS

6

Objetivos

- Conhecer os principais sistemas de produção avaliando as suas principais diferenças, o seu valor económico, as tendências de integração nos sistemas agrários e no meio ambienta.
- Identificar a base animal mais apropriada aos diferentes sistemas e objetivos apresentados.
- Comparar os elementos dos ciclos de produção (reprodução, cria, recria e engorda) mais com uns de maior repercussão económica e em especial da alimentação dos animais assim como os cuidados complementares, de acordo com as suas necessidades fisiológicas e ambientais.
- Identificar os alojamentos e instalações em função das necessidades das fases anteriores tendo em conta a legislação vigente, e conhecer o equipamento mais frequente.
- Conhecer os rendimentos, características e classificação dos principais produtos animais, especialmente dos alimentos
- Compreender o funcionamento da empresa pecuária e da organização dos sistemas intensivos e extensivos das distintas espécies tratadas.

Programa

PROGRAMA TEÓRICO
1- INTRODUÇÃO
2 – BOVINOS
3 – OVINOS E CAPRINOS
4 – PRODUÇÃO DE AVES
5- PRODUÇÃO DE COELH OS
6– PRODUÇÃO DE SUÍNOS
8- APICULTURA
PRÁTICA
As prática s laboratoriais serão ministradas de acordo com a espécie abordada na teórica e são constituídas por:
- visitas às instalações da UTAD correspondentes à espécie abordada,
- projeção de filmes adequados às várias produções
- exercícios aplicados a características produtivas referentes às espécies abordadas, nomeadamente relacionadas com a gestão da exploração.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias de ensino/aprendizagem diversificadas, preferencialmente centradas no aluno (aprendizagem ativa), e que vão de encontro aos princípios orientadores da Declaração de Bolonha. Neste modelo é previsto que o aluno desenvolva as diferentes competências específicas, definidas para esta unidade curricular, e adquira igualmente um conjunto de competências genéricas (capacidade de funcionar de uma forma eficiente em grupos de trabalho, capacidade de adaptação a novas metodologias e tecnologias de um modo responsável e autónomo, etc.). Nesta perspetiva, os métodos e os critérios definidos para avaliação incidem, não apenas na aquisição dos conhecimentos associados a cada área do saber, mas englobam também as competências genéricas entretanto adquiridas.

A avaliação contínua prevê a realização de duas frequências. Classificação final = 0,5 × (classificação da 1ª Freq.) + 0,
5 × (classificação da 2ª Freq.).

Bibliografia

Guia do cavalo. Bane, Susan Mc Bane e Helen Doug las-Cooper
Commercial Chicken Meat and Egg Production. Bell. Donald D., Weaver, William D., Jr
The Horse. Evans, J. Warren , Borton, Anthony, Hintz, Harold F., Van Vleck, L. Dale
Beef Production Management and Decisions. Field, T. G., Taylor, R.E.
Broiler Breeder Production. Leeson, S., Summers, J.D.
Alternative Health Practices For Livestock. Morris, T. e Keilty, M.
Poultry Genetics, Breeding and Biotechnology. Muir, W.M., Aggre y. S.E.
The Sheep Book - A Handbook for the Modern Shepherd. Parker, R.
Principles of Cattle Production. Phillips, C.J.C.
Aquaculture. Principles and Practices. Pillay, T .V.R.
Manual de Aquacultura. Reis Henriques, M. A.
Enfermedades del conejo, Tomos I e II. Rosel, Juan M.
Criação Doméstica de Coelhos. Schiere, J. B.
Goat Science and Productionç. Solaiman, S. G .
Dairy Cattle Science. Tyler, H. e Ensminger, M. E .

Método de Avaliação