Anestesiologia

Código

01100397

Créditos ECTS

4.5

Objetivos

Pretende-se que o aluno adquira os conceitos básicos da anestesia, dor e monitorização anestésica; seja capaz de resolver problemas relacionados com a anestesia de diferentes pacientes, bem como resolver algumas situações de emergência e conhecer e trabalhar com o equipamento de anestesia.

Programa

Estudos da anestesia geral, anestesia local e regional, dor, monitorização e equipamento anestésico. Critérios de escolha de drogas anestésicas. Analgesia. Resolução de problemas relacionados com a anestesia de diferentes pacientes e situações de emergência. Participação na realização e manutenção de anestesias através de programa extramuros.

Métodos de Ensino

Exposição teórica das matérias, com apoio, de meios audiovisuais, sendo a assistência às aulas teóricas facultativa. Demonstração prática e execução pelos alunos das técnicas práticas propostas. Acompanhamento de caos de anestesia desenvolvido no hospital.
Os alunos podem optar por ser avaliados de um modo continuo ou por exame final. Os que não tenham aprovação na avaliação contínua podem ser admitidos a exame final.
Avaliação contínua:
A.Frequência- escrita (1h) -matérias lecionadas nas aulas T, TP e P; perguntas de escolha múltipla, resposta rápida e desenvolvimento -60%
B.Equipamentos. Recon hecimento de equipamentos, monitores e suas funções -10%;
C.Protocolos anestésicos. Identificação de fármacos, técnicas de anestesia ou analges ia local, respectiva utilidade e proposta de um protocolos anestésicos -20%.
D.Atitude. Comportamento, postura na sala de aula, participação, empenho demonstrado pelos alunos ao longo do semestre -10%;

Bibliografia

Leslie W. Hall, K. W. Clarke, Cynthia M. Trim. Veterin ary Anaesthesia.

Método de Avaliação