Química Analítica
Código
01101134Créditos ECTS
6Objetivos
Esta UC do MICF pretende fornecer conceitos que permitam compreender e explicar os princípios básicos da química analítica e a sua importância no âmbito das ciências farmacêuticas. Em termos genéricos, pretende-se que os estudantes dominem as questões essenciais relacionadas com os diferentes tipos de equilíbrios químicos: solubilidade, ácido-base, oxidação-redução e complexação, a sua aplicação do ponto de vista de análise quantitativa no âmbito das áreas do conhecimento do MICF, numa perspetiva teórica e laboratorial. Como resultado da aprendizagem espera-se as seguintes competências: 1. Capacidade de interligação entre os conhecimentos e técnicas básicas da química analítica e as outras áreas do conhecimento presentes no MICF; 2. Manipulação dos conceitos apresentados em novas situações; 3. Raciocínio independente e analítico; 4. Aplicação de conceitos químicos novos na resolução de problemas práticos; 5. Exposição de raciocínios e de soluções de uma forma clara e precisa.
Programa
Componente teórica:
Objetivos e importância da Química Analítica. Sistemática geral do processo de análise quantitativa. Métodos de análise clássicos da Química Analítica: gravimetria (precipitação química) e volumetrias (ácido-base, precipitação, complexação, e oxidação-redução). Em cada módulo são apresentados os princípios teóricos dos métodos, bem como as suas aplicações analíticas. Todas as temáticas são acompanhadas com exemplos práticos associados com as áreas do MICF.
Componente laboratorial:
Conceitos de estatística elementar de resultados de análise (Exatidão e precisão. Erro absoluto e relativo. Erros fortuitos e sistemáticos) e o cálculo da precisão de medições indiretas. Compreende, ainda, a realização de trabalhos de aplicação prática dos conceitos teóricos, bem como ensaios retirados da Farmacopeia Portuguesa relacionados.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas- ministradas com o apoio dos meios audiovisuais disponíveis. A introdução de conceitos será acompanhada da referência a exemplos práticos de aplicação, e da apresentação da resolução de exercícios teórico-práticos. Sempre que necessário recorre-se ao uso do quadro.
Aulas teórico-práticas– dedicadas à resolução de exercícios de aplicação de conceitos, esclarecimento de dúvidas e aprofundamento de temas específicos.
Aulas laboratoriais- execução de trabalhos laboratoriais de análise química qualitativa/quantitativa demonstrativos de cada módulo apresentado nas aulas teóricas da unidade curricular. Os trabalhos são realizados individualmente, com realização de relatórios e apresentação dos trabalhos realizados.
Bibliografia
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J. &Stanley, R.C. (2000) Analytical chemistry:an introduction. (7th ed.). Belmont, USA: Brooks/Cole- Thomson Learning.
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J. &Stanley, R.C. (2008) Fundamentals of analytical chemistry. (8th ed.). Belmont, USA: Brooks/Cole- Thomson Learning.
Harris, D.C. (2010). Quantitative chemical analysis (10th ed.). New York, NY: W.H. Freeman and Company.
Método de Avaliação
- Componente laboratorial - 25 %
- Componente teórico-prática - 75 %