Genética Molecular
Código
01101200Créditos ECTS
6Objetivos
Estudo dos mecanismos básicos que permitem a transmissão da informação contida no DNA, tendo em conta os processos de replicação, transcrição, processamento e tradução. Análise das modificações que podem ocorrer no DNA por mecanismos de recombinação, mutação, transposição, transdução e agentes víricos. Estudo dos mecanismos que permitem a reparação do DNA. O estudo da regulação da expressão genética em procariotas e eucariotas, bem como os mecanismos moleculares associados à indução do cancro, tendo em conta a existência de oncogenes e anti-oncogenes e a sua relação com a regulação do ciclo celular, para que sejam compreendidas e analisadas as consequências resultantes das modificações da expressão de genes e suas proteínas. Utilidade das técnicas de DNA recombinante e as suas aplicações na clonagem e identificação de genes, na avaliação da expressão génica, no diagnóstico de doenças, na produção de drogas e vacinas e na terapia génica.
Programa
Composição e estrutura do DNA, genes e cromossomas. Mecanismos que envolvem a transmissão da informação genética tendo em conta a replicação do DNA, os processos de transcrição, processamento de RNAs e tradução, tanto em eucariotas como em procariotas. Modificações na molécula de DNA devido aos processos de recombinação genética, presença de mutações e agentes víricos. Mapeamento. Mecanismos de reparação de DNA em eucariotas e procariotas. Regulação da expressão genética em procariotas e eucariotas. Mecanismos moleculares de indução do cancro. Oncogenes e anti-oncogenes. Relação com a regulação do ciclo celular. Utilidade das técnicas de DNA recombinante e suas aplicações.
Métodos de Ensino
No primeiro dia de aulas são fornecidos aos aestudantes todos os conteúdos teóricos e práticos da matéria da UC. As aulas magistrais são apoiadas com diaporamas. A avaliação teórica abrangerá as matérias lecionadas na componente teórica (16 valores, numa escala de 0-20) ou, poderão ser realizadas duas frequências, uma na semana de avaliação intercalar e outra no final do semestre (na data do exame de época normal).Os estudantes para terem aprovação na UC terão que obter no exame final ou nas duas frequências uma classificação igual ou superior a 9,5 valores numa escala de 20 valores. A classificação mínima de 9,5 valores (escala numérica de 0-20 valores) no exame laboratorial (a realizar na última semana de aulas ou na época de recurso) é requerida para o estudante aceder à 2ª frequência ou ao exame teórico final. O exame laboratorial incidirá sobre a componente teórico-prática e laboratorial. Não estão previstas provas orais.
Bibliografia
Informação disponível em breve.