Biofarmácia e Farmacocinética

Código

01101289

Créditos ECTS

3

Objetivos

Pretende-se que o estudante disponha dos principais fundamentos teóricos que lhe permitam um correto entendimento dos problemas de inequivalência terapêutica de medicamentos provocados por aspetos biológicos ou tecnológicos. Pretende-se também disponibilizar ao estudante os conhecimentos de farmacocinética que lhe permitam estabelecer e alterar os regimes posológicos mais comuns.
Saber justificar a inequivalência entre medicamentos.Saber calcular e estabelecer regimes posológicos.

Programa

1. Biodisponibilidade, Biofarmacotécnica e Farmacocinética. 2. Fatores fisiológicos; aplicação na pele e nas mucosas; uso oral e uso parentérico 3. Fatores físico-químicos: natureza e estado físico do fármaco. 4. Fatores farmacotécnicos: excipientes, embalagem, forma farmacêutica, processo de obtenção. 5. Controlo da forma farmacêutica. 6. Farmacocinética. Cinéticas de ordem zero e um. Parâmetros farmacocinéticos: volume aparente., constante de eliminação, tempo de semi-vida, depuração, extracção (efeito de primeira passagem). Noção de compartimento: modelos de um e dois compartimentos. Biodisponibilidade absoluta e relativa. Administração intravenosa única. Perfusão intravenosa. Administração extravascular única. Modelo de dois compartimentos. Administração de doses múltiplas: dose inicial e dose de manutenção. Alteração de parâmetros farmacocinéticos e correcção de posologias. Biodisponibilidade e bioequivalência: avaliação. 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final
Condições de Frequência: Número previsto de aulas teóricas = 24 Número previsto de aulas práticas = 12 Número máximo de faltas às aulas práticas = 3 (1/4 do número previsto de aulas práticas)
Fórmula de avaliação: Classificação final: 50 % para as matérias das aulas teóricas e 50 % para as matérias das aulas práticas.

Bibliografia

Tecnologia Farmacêutica
L.Nogueira Prista, A.Correia Alves, R.Morgado e J.M.Sousa Lobo
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
1º volume, 8ª edição, 2011
2º volume, 7ª edição, 2012
3º volume, 8ª edição, 2011

Método de Avaliação