Citomorfofisiologia e Histologia Veterinária Geral

Código

01061922

Créditos ECTS

4.5

Objetivos

Proporcionar ao aluno os conhecimentos teóricos e práticos sobre a composição, a estrutura e organização morfofuncional dos tecidos de mamífero e em situações específicas de ave, peixe e reptil; Histologia Geral: composição celular, tecidular e organização dos elementos constituintes dos sistemas e aparelhos dos animais domésticos. Assim deverão ser fornecidas as bases de conhecimento indispensáveis ao estudo das disciplinas de Histologia Veterinária Especial, Patologia Geral e Anatomia Patológica, entre outras. No final do ano letivo, os alunos deverão ter a compreensão elementar da composição, organização e principais funções dos diferentes tecidos constituintes dos animais domésticos e deverão saber identificar e caracterizar, por observação em microscopia fotónica, preparações histológicas dos diversos elementos anatómicos estudados ao longo do ano.

Programa

Revisão dos principais aspetos morfofuncionais da célula animal. Métodos de estudo em histologia animal. Introdução ao estudo da histologia. Conceito de 'tecido'. Estrutura, organização histológica, origem e aspetos morfofuncionais do tecido epitelial, (de revestimento e glandular exócrino e endócrino), do tecido conjuntivo propriamente dito, dos tecidos conjuntivos com propriedades especiais, dos tecidos conjuntivos especializados, do tecido muscular, (liso e estriado - cardíaco e esquelético) e do tecido nervoso. Constituição e organização dos principais elementos constituintes do sistema nervoso central e periférico.

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas:
Exposição teórica dos conteúdos programáticos através de projetor multimédia.
Aulas Práticas:
Exposição teórico-prática das preparações histológicas através de um projetor multimédia acoplado ao microscópio fotónico. Cada aluno tem acesso a um microscópio fotónico e a uma coleção de preparações histológicas de todos os tecidos estudados.
A componente teórica consiste num teste de avaliação do programa estritamente teórico, com questões de verdadeiro ou falso e/ou de escolha múltipla.
A componente prática consiste na identificação um conjunto de tecidos, células e componentes teciduais, através da projeção de fotos/imagens de preparações histológicas da matéria avaliada no teste teórico.
Os alunos poderão ser avaliados de 2 formas:
a) Avaliação contínua
b) Avaliação por exame

Bibliografia

Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas, 12th Edition, Anthony Mescher
Wheater's Functional Histology: A Text and Colour Atlas, 5th Edition, Barbara Young, James S. Lowe, Alan Steven,
John W. Heath
Biologia celular e molecular, Carlos Azevedo

Método de Avaliação