Patologia Geral I

Código

01061933

Créditos ECTS

4.5

Objetivos

Esta UC tem como objetivos a introdução à patologia com a abordagem dos conceitos básicos, nomenclatura técnica e cientifica com termos médicos adequados e a compreensão dos mecanismos da doença. A compreensão das alterações e conhecimento dos aspectos morfológicos da célula e suas consequências na fisiopatologia do órgão, do individuo e no seu bem estar. Pretende-se que no final da UC o aluno domine a nomenclatura científico-médica relacionada com a patologia, assim como compreenda os mecanismos básicos da doença. Deverá também saber observar, descrever e compreender o significado das alterações básicas das células e dos tecidos.

Programa

Introdução ao estudo da patologia.
Condições para ocorrência da doença.
Agentes etiológicos internos e externos
Resposta celular à lesão
Stress Celular. Mecanismos de resposta à lesão. Sistemas protectores da célula. Proteínas citoprotectoras (proteínas
de stress): ubiquitina; proteínas do choque térmico
Lesões reversíveis: Degenerescências ou acumulaç ões. Degenerescências intracelulares. Degenerescência amilóide. Acumulações celulares ou alterações metabólicas: Patologia do metabolismo dos lípidos e do colesterol. Patologia do metabolismo dos glúcidos e glucoproteínas. Patologia do metabolismo das proteínas, da queratina e das nucleoproteínas. Patologia do metabolismo das fibras elásticas. Patologia do metabolismo do cálcio. Cálculos e Pseudocálculos. Acumulação patológica de pigmentos exógenos e endógenos. Doenças Lisossómicas Envelhecimento.
Lesão celular irre versível: Apoptose e necrose. Autólise. 
Morfologia da Inflamação aguda: exsudados inflamatórios .

Métodos de Ensino

Conteúdo teórico com apresentação temática de forma expositiva e a interação com os alunos incentivando a discussão e a interligação de conhecimentos. A prática é feita com a apresentação das lesões aprendidas na teórica, quer com no seu aspecto macro quer microscópico. Incentivam-se os alunos a fazer a aplicação dos conhecimentos e à aplicação da correcta terminologia técnica e médica. Utilização fundamental do microscópio.

Avaliação teórica é escrita com um teste de escolha multipla.
A avaliação prática faz-se com a leitura de imagens projectada s sobre os assuntos versados, e com questões direcionadas no sentido da sua interpretação. No final há avaliação prática com observação microscópica de duas lâminas com lesões.
A teórica vale 60% e a prática 40% da nota final.

A admissão às avaliação faz-se pela obrigatoriedade de estar presente em 3/4 das aulas práticas.
A avaliação negativa de cada uma das partes obriga à repetição das mesmas nas épocas de exame.

Bibliografia

Maria dos Anjos Pires, Fátima Gartner, & Fernanda Seixas Travassos. Atlas de Patologia Veterinária.
M. Donald McGavin and James F. Zachary. Pathologic Basis of Veterinary Disease.
Raphael Rubin & David Strayer. Rubin’s Pathology.
Robbins & Cotran. Pathologic Basis of Disease, Vina y Kumar, Abul Abbas, Nelso Fausto, and Jon Aster.

Método de Avaliação