Solos e Fertilidade
Código
00004287Créditos ECTS
6Objetivos
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ficar com conhecimentos necessários para compreender a relação entre a composição do solo e a sua fertilidade, reconhecendo a importância das fases constituintes do solo, e dos seus processos de formação, como fatores determinantes nas propriedades do solo. Ficarão ainda a compreender os mecanismos de nutrição vegetal, conhecendo os nutrientes essenciais à vida das plantas, qual a sua importância relativa e como se comportam no solo. Deverão saber classificar as matérias fertilizantes e possuir conhecimento sobre a influência do uso destas substâncias nas caraterísticas do solo. É objetivo que esta unidade curricular tenha uma forte componente prática/laboratorial.
Programa
I. Composição do solo
I.1 Matriz do solo
I.1.1 Substâncias minerais
I.1.2 Matéria orgânica
I.2 Solução do solo
I.3 Atmosfera do solo
I.4 Formação dos solos
II. Propriedades do solo
II.1 Propriedades Físicas
II.1.1 Textura, estrutura e porosidade
II.1.2 Cor e temperatura
II.2 Propriedades Químicas
II.2.1 Reação do solo
II.2.2 Adsorção
III. Nutrição vegeta
lIII.1 Macronutrientes principais
III.2 Macronutrientes secundários
III. 3 Micronutrientes
III.4 Elementos benéficos
III.5 Elementos eventualmente benéficos
III.6 Elementos tóxicos
III.7 Interação entre elementos
IV. Fertilizantes
IV.1 Adubos
IV.2 Corretivos
Métodos de Ensino
Informação disponível em breve.
Bibliografia
Bibliografía principal Porta, J., Lopez-Acevedo, M. & Roquero, C. 1994. Edafologia para la agricultura y el medio ambiente. Ediciones Mundi-Prensa (Eds)..p. 225-241. Madrid, Espanha; Santos, J. Q. 2012. Fertilização e Ambiente. Eds.. Europa-América, Lisboa, Portugal. 264 p. Santos, J.Q. 2012. Fertilização. Fundamentos da Utilização de Adubos e Correctivos Eds.. Europa- América, Lisboa, Portugal. 548 p. Foth, H. 1990. Fundamentals of Soil Science, eighth edition. John Wiley & Sons. (Eds.) p. 164-186. New York. Miller, R. & Donahue, R. 1995. Soils in Our Environment, seventh edition.. Prentice Hal Eds. l. 649 p. Sparks, D. L. 1986. Soil physical chemistry. CRC Press Eds. New York, EUA. 307 p. Sparks, D. L. 1995. Environmental soil chemistry. Academic Press Inc. Eds. New York, EUA. 267 p Neal Eash, Cary J. Green, Aga Ravzi and William F..2008. Soil Science Simplified Varennes, A. (2003) – Produtividade dos Solos e Ambiente. Escolar Editora RECURSOS DIDÁTICOS A Unidade Curricular tem um total de 60 horas de contato, teórico-práticas. Para além do método expositivo, privilegiar-se-á a apresentação e discussão de casos práticos, com um enfoque na interação entre o docente e os alunos e entre os próprios alunos. Para tal serão utilizados: - Computador e projetor; - Video pedagógicos; Análises laboratoriais -