Farmacêutico e Sociedade
Código
01062128Créditos ECTS
1.5Objetivos
Principais objetivos de aprendizagem:
- Integrar os estudantes no plano de estudos MICF, levando-os a conhecer e compreender os seus objetivos de formação ao nível dos conhecimentos científicos e técnicos a adquirir, das competências e atitudes a desenvolver, assim como dos princípios de ética e de consciência social que caracterizam a profissão de Farmacêutico. Implementar metodologia de elaboração de portfólio digital, no contexto dos objetivos do MICF;
- Relacionar o Mestrado em Ciências Farmacêuticas com a Profissão de Farmacêutico, contribuindo para a formação da identidade profissional e científica do futuro farmacêutico;
- Identificar as atuais atividades farmacêuticas nos diferentes domínios do exercício profissional e científico contextualizando-as na evolução histórica da profissão e num provável desenvolvimento futuro da mesma;
- Apreender os conceitos básicos relacionados com o medicamento, no contexto do seu enquadramento histórico, assim como das principais formas farmacêuticas e vias de administração;
- Promover a reflexão sobre a Deontologia, com especial incidência na prática farmacêutica.
No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:
- Cognitivas: pensamento reflexivo e criativo;
- Metodológicas: capacidade de planeamento e competências digitais;
- Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.
Programa
1. Introdução à UC, no âmbito do MICF
- As Ciências Farmacêuticas enquanto área científica que abrange toda a ciência envolvida no circuito do medicamento, desde a investigação e desenvolvimento até à observação dos seus efeitos após administração, e que se expande para variados domínios emergentes;
- O ensino das Ciências Farmacêuticas e seus objetivos, no contexto desta área científica e da estrutura curricular do MICF;
- O Uso do portefólio electrónico enquanto medotologia para integrar conteúdos e trabalhos do curso demonstrando o desenvolvimento de competências e o progresso curricular.
2. A profissão farmacêutica no contexto do Mestrado em Ciências Farmacêuticas
- Enquadramento histórico, âmbito atual das atividades farmacêuticas e provável desenvolvimento futuro da profissão;
- Organismos reguladores do medicamento e da atividade farmacêutica (ex.INFARMED, Agência Europeia dos Medicamentos (EMA), Direção Europeia para a Qualidade dos Medicamentos (EDQM) e Ordem dos Farmacêuticos), assim como organismos internacionais associados à atividade farmacêutica (ex. Federação Internacional Farmacêutica (FIF) e Federação Europeia de Ciências Farmacêuticas (EUFEPS));
- Conhecimentos, competências e atitudes estabelecidos no "Ato Farmacêutico"; qualificações profissionais definidas na "Diretiva da 2005/36/EC"; Quadro global de competências da Federação Internacional Farmacêutica (FIP);
- Outros organismos e instituições nacionais e internacionais ligados às variadas atividades farmacêuticas, nomeadamente ao nível da química (farmacêutica) e análises físico-químicas; bioquímica e análises clínicas; bromatologia e análises bromatológicas e hidrológicas; microbiologia e análises microbiológicas, farmacologia, terapêutica, farmácia de oficina/hospitalar; farmacognosia e plantas medicinais; tecnologia farmacêutica e indústria farmacêutica; e toxicologia e análises toxicológicas;
- Exemplificação das possíveis atividades profissionais a desenvolver enquanto Mestres em Ciências Farmacêuticas.
3. O medicamento
- Enquadramento histórico. As formas farmacêuticas;
- Sua evolução da química à biologia, da tecnologia à nano e à biotecnologia. Aplicação presente e futura no âmbito da terapia genética, da terapia celular e da imunoterapia;
- O papel do farmacêutico no ciclo do Medicamento.
4. Ética e Deontologia Farmacêutica
- Deontologia e atividade farmacêutica;
- Códigos deontológicos;
- A atividade farmacêutica como profissão liberal.
Métodos de Ensino
AULAS TEÓRICAS E SEMINÁRIOS:
- São lecionadas em modelo híbrido, ou seja presencial com transmissão on-line. Alternativamente, as aulas são gravadas e disponibilizadas na plataforma de aprendizagem Moodle.
- Os seminários contam com a colaboração de farmacêuticos de diferentes ramos de atividade profissional, com coordenação pedagógica do regente da UC.
- Os estudantes são constantemente desafiados, usando aplicações e outras tecnologias educativas (nomeadamente inquéritos em tempo real) para promover a interação estudante/docente
- São propostos problemas/desafios a serem resolvidos posteriormente pelos estudantes com recurso à componente e-Learning da unidade curricular.
PLATAFORMA DE E-LEARNING:
- É suportada pelas plataformas de aprendizagem Moodle e Google for Education.
- A plataforma de aprendizagem Moodle facilitará a organização de toda a informação e material de apoio à UC, assim como a comunicação com os estudantes e a gestão de fóruns de discussão. Além disso, permitirá a consolidação da identidade profissional e científica do futuro farmacêutico.
- A plataforma Google for Education permitirá a instrução, desenvolvimento e organização de ePortofólios pelos estudantes, que poderá ser usada ao longo do ciclo de estudos, para consolidação das competências académicas e científicas do futuro farmacêutico
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
José António Aranda Silva; Falando de medicamentos
José Aranda da Silva, Saúde pública, farmacêuticos e medicamentos. ISBN: 978-972-8610-60-9
João Rui Pita; História da Farmácia «. ISBN: 972-8318-39-1
Bibliografia suplementar:
Estatuto da Ordem dos Farmacêuticos (Decreto-Lei n.º 131/2015): https://dre.pt/home/-/dre/70186240/details/maximized
Diretiva 2005/36 do Parlamento Europeu e do Conselho, nas áreas científicas descritas no ponto 5.6.1 do Anexo V: https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/directiva36_2005.pdf
Diretiva 2013/55 do Parlamento Europeu e do Conselho, nomeadamente nos pontos nº2 dos artigos 44º e 45º: https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2013:354:0132:0170:PT:PDF
FIP Global Competency Framework: https://drive.google.com/file/d/1CMokjkxAbN7tBQtYXXTekVRG80jbtOJj/view?usp=sharing
The Nanjing Statements on Pharmacy and Pharmaceutical Sciences Education”: https://www.fip.org/files/content/pharmacy-education/fip-education/nanjing-statements.pdf
Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos: Regulamento n.º 1015/2021, da Ordem dos Farmacêuticos (2021):
https://ordemfarmaceuticos.pt/fotos/documentos/0014300159_469595878620679aa0a805.pdf
Método de Avaliação
- Mini Testes - 25 %
- Trabalho laboratorial ou de campo - 35 %
- Trabalho prática ou de projeto - 40 %