Bioquímica

Código

01062194

Créditos ECTS

6

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram bons conhecimentos das estruturas e processos bioquímicos fundamentais inerentes à funcionalidade do organismo dos seres vivos, que os ajudem a compreender a relação estrutura versus função, a fisiologia e a patologia associada a certas disfunções e lhes sirvam de apoio à melhor compreensão dos conteúdos de outras UCs como Microbiologia, Hematologia, Imunologia, Fisiologia, Farmacologia e Toxicologia, bem como a apreensão de meios e de metodologias laboratoriais necessárias à avaliação e estudo das biomacromoléculas.

Programa

Programa Teórico
Macromoléculas (hidratos de carbono e proteínas), e unidades que as compõem (açúcares e aminoácidos): estruturas, características físico-químicas e funções nos seres vivos. Aspectos metabólicos incluindo a catálise enzimática e a energia livre associada às reacções bioquímicas; a biossíntese e a degradação do glicogénio; glicólise e gluconeogénese, a via oxidativa do fosfogluconato, o ciclo de Krebs, a cadeia de transporte de electrões e a fosforilação oxidativa.
Programa Pratico Laboratorial
Estudo de aminoácidos e titulação potenciométrica; métodos de quantificação de proteínas. Electroforese. Estudo cinético de enzimas (determinação Km, Vmax); Avaliação do efeito do pH, temperatura e inibidores. Determinação das Ki

Métodos de Ensino

A componente Teorica (T), expositiva, versa os conceitos teóricos com exemplos concretos da experiência e da prática corrente; a componente prática (PL), inclui técnicas e metodologias laboratoriais relacionados com os conceitos Teoricos. Na plataforma Moodle disponibilizam-se conteúdos pedagógicos e de apoio.
A aval. é constituída por exame escrito final ou pela realização de Frequências, e pela apresentação de tema relacionado com o âmbito desta UC. Em cada frequências é exigida a classificação mínima de 8 valores. Caso não cumpra esta exigência, o estudante poderá realizar o exame à UC apenas na época de recurso. A aprovação na UC resultará da média aritmética de cada uma das frequências, devendo esta ser igual ou superior a 9,50 val. Através da realização de exame final, a classificação mínima de aprovação é de 9,50 val. O estudante poderá aceder à época de recurso, caso não obtenha aprovação na época normal de exame. Avaliação final da UC:
exame/frequencias (80%) e Tema (10%).

Bibliografia

Berg, J.M., Tymoczko, J. L., Gatto, G. J. & Stryer, L. (2015). Biochemistry (8th ed). New York, NY.
Freeman/Macmillian.
Nelson, D. L. (2012). Principles of Biochemistry (6 th ed). New York, NY. Freeman.
Quintas, A., Halpern, M. J. & Freire, A. P. (2010) .Bioquímica - Organização Molecular da Vida (1 th ed). Lidel

Método de Avaliação